Início » OAB Alagoas e INSS discutem problemas de atendimento nas agências do órgão no Estado

Com o objetivo de tratar os problemas relativos a atendimento nas agências do INSS em Alagoas, a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) se reuniu com a gerência do órgão, na sede da instituição em Jacarecica. O encontro contou ainda com representantes da Diretoria de Prerrogativas da Ordem e advogados militantes na área previdenciária. O número de reclamações referente aos atendimentos é constante. Por este motivo, a Diretoria de Prerrogativas oficiou o órgão requerendo a regularização do atendimento a advogados e advogadas que militam na área previdenciária. Deste modo, a reunião foi agendada para que a problemática fosse discutida e soluções encontradas em conjunto. O gerente do INSS/AL, Edgar Barros dos Santos, participou da reunião e alegou, para o problema a falta de efetivo, afirmando que somente neste mês de fevereiro, quarenta pessoas se aposentaram e que é um processo que vem acontecendo a tempos sem que o Governo faça concurso público para repor o quadro. O órgão reafirmou a importância de a advocacia utilizar cada vez mais o sistema do INSS Digital, já que com isso não há necessidade de advogados e advogadas irem até a agência, por se tratar de um sistema online. Para ajudar a solucionar esta questão, uma das propostas apresentadas pela OAB Alagoas, através do presidente Nivaldo Barbosa Júnior, foi disponibilizar um espaço no OAB Office para que o INSS envie um funcionário que seria responsável pelo atendimento exclusivo a advogados. “A OAB está disponível para contribuir de alguma forma para evitar novos problemas quanto ao atendimento à advocacia. Vamos trabalhar para incentivar a utilização dos sistema INSS Digital pela advocacia que atua na área previdenciária. Sabemos das dificuldades do órgão quanto à questão dos servidores, mas vamos juntos buscar soluções para esta problemática”, finalizou Nivaldo Barbosa Júnior.