Uma comitiva da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), se reuniu com o corregedor-geral da Justiça, o desembargador Fábio Bittencourt e os juízes Anderson Passos e José Miranda Jr. na sede da Corregedoria Geral de Justiça de Alagoas, na manhã desta quinta-feira (29), para debater possíveis alterações no funcionamento de unidades judiciárias em municípios alagoanos.
Além do presidente Nivaldo Barbosa Jr., estiveram presentes o secretário-geral, Leonardo de Moraes, a secretária-geral adjunta, Cláudia Medeiros, e os presidentes das subseções da Ordem.
De acordo com a discussão, o objetivo é otimizar a prestação jurisdicional no estado, levando em consideração os números de processos de cada unidade judiciária.
Os presidentes das Subseções, Daniel Fernandes (Arapiraca), Luciana Alves Costa (Penedo), Marcus Ribeiro (Palmeira dos Índios), Rosângela Camurça (Delmiro Gouveia), Paula Sarmento (União dos Palmares) e Raul Teodósio (Santana do Ipanema), apresentaram as demandas relacionadas às comarcas dos municípios de suas respectivas regiões.

O presidente da Seccional, Nivaldo Barbosa Jr., salientou a importância do debate para a compreensão do tema. “Neste momento, sobretudo, a gente precisa exatamente disso, que é gestão. Algumas iniciativas assustam, mas ao ser esclarecido, enxergamos o propósito, que é a eficiência e a agilização processual. Vamos manter contato para que a Ordem possa contribuir com avaliações e possíveis mudanças”, disse o presidente, afirmando que algumas questões devem ser levadas em consideração.
“Precisamos compreender as circunstâncias, já que a modalidade virtual já foi incorporada, então não podemos retroceder. Em caso de possíveis alterações do funcionamento das comarcas, precisamos destacar a necessidade da presença do magistrado e a locomoção dos jurisdicionados que vivem em situação de vulnerabilidade, por exemplo. São questões para serem ponderadas”, colocou o presidente.
