Início » Conselheiros federais recebem Comissão da Igualdade Social e firmam apoio na defesa das cotas raciais nas eleições

Os conselheiros Federais pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), Fernanda Marinela, Sérgio Ludmer e Roberto Mendes, estiveram reunidos com o presidente e membros da Comissão de Promoção da Igualdade Social, para debaterem acerca do apoio dos conselheiros contra a retirada das cotas raciais nas eleições da ordem, que acontecem este ano.

De acordo com o presidente da Comissão, Alberto Jorge, a destinação de 30% das chapas para pretos e pardos foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Federal da OAB e que a retirada desta obrigatoriedade marca um retrocesso histórico.

“Não podemos permitir que esse retrocesso aconteça. Reunimos os nossos conselheiros federais e pedimos o apoio deles para que essa pauta não seja aprovada e garantam a aplicabilidade da resolução 05/2020”, explicou.

A conselheira federal Fernanda Marinela afirmou que os conselheiros vão levar o posicionamento da Comissão para a sessão do Conselho Pleno, marcada para o próximo dia 17, onde uma das pautas será a aplicabilidade da resolução.

Para o presidente Nivaldo Barbosa Jr., é de extrema importância a atuação dos representantes da OAB Alagoas no Conselho Federal nesta pauta. “A manutenção das cotas raciais é importante, assim como a paridade. A OAB é conhecida por sua representatividade democrática. Nossos conselheiros federais levarão o posicionamento da nossa comissão e manifestarão o apoio a essa pauta essencial”, concluiu.