Início » Histórico: OAB Alagoas aprova criação do Conselho da Subseção Arapiraca

Histórico: OAB Alagoas aprova criação do Conselho da Subseção Arapiraca

• Notícias

A advocacia alagoana vai contar com mais uma ferramenta de desenvolvimento e valorização no interior do estado. Em uma Sessão histórica do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, realizada na manhã desta sexta-feira (27) em Arapiraca, foi aprovada por unanimidade a criação do Conselho da Subseção, representando um marco e avanço para a região. A sessão, que aconteceu de forma híbrida, presencial e online, contou com a presença de conselheiros seccionais e federais, a diretoria da Seccional, além de diretores das demais subseções e advogados e advogadas da região.

De acordo com o voto do relator da proposição, o conselheiro seccional José Ventura, o Conselho da Subseção será composto por 24 membros, sendo 12 conselheiros e 12 suplentes. Conforme foi aprovado, a composição do Conselho da Subseção será realizada nas eleições, em novembro deste ano.

Destacando o papel da Ordem na defesa do Estado Democrático, dos direitos humanos e da justiça social de forma abrangente, o relator José Ventura ressaltou que, no universo institucional da OAB, Conselho da Subseção se situa como órgão descentralizador das atividades do Conselho Seccional, tendo atuação auxiliar e de colaboração, sem limitar a competência do Conselho Seccional.

“A unidade institucional organiza-se em Conselho Federal, Conselhos Estaduais, Subseções e Conselhos de Subseção, além da Caixa de Assistência dos Advogados. A OAB é constituída e representada por seus órgãos centrais e regionais que, mesmo atuando junto à advocacia e pela advocacia, luta com bravura na defesa da comunidade, dos direitos de cidadania da pessoa humana. Seu papel social se reveste da importância de guardiã da vida humana”, ressaltou durante o voto.

Em discurso carregado pela emoção, o presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Jr., abordou a importância do acolhimento aos anseios da advocacia, salientando o dever da Ordem. “É difícil não se emocionar. Pelo fato de eu ser filho desta terra, por toda a minha história neste local. Pela construção de tudo o que passei aqui,por meus sacrifícios. Mas tudo é possível, porque eu acredito na missão. Acredito que somos o resultado de uma construção coletiva. Se quisermos construir um futuro, precisamos compreender essa lógica. Quando andamos de braços dados, os desafios se tornam possíveis, como a criação deste conselho. O nosso compromisso com o interior do estado é indiscutível. Ao longo da gestão, instalamos finalmente as subseções de Delmiro Gouveia e Porto Calvo, em meio a uma pandemia. E tudo isso é possível graças a todos os diretores e conselheiros que estão aqui, que aprovaram pautas de forma racional, ocasionando um volume de trabalho histórico mesmo com todas as dificuldades. Eu convoco todos vocês para continuar construindo. Viva à advocacia, viva à Arapiraca, viva à Subseção”, colocou Nivaldo Barbosa Jr.

Durante fala, o presidente da Subseção Arapiraca, Daniel Fernandes, destacou a importância da descentralização das ações e projetos da Seccional, a fim de abranger a advocacia de todo o estado. “A Subseção Arapiraca possui suas próprias necessidades. A criação do Conselho vai, sem dúvidas, promover o crescimento e desenvolvimento da advocacia local, sanar as principais demandas e aprofundar as questões internas de advogados e advogadas da região. Estamos aqui hoje presenciando o início de um avanço, um marco, que mostra a prioridade da Ordem quanto à advocacia do interior”, disse.

Presente na Sessão, a conselheira federal por Alagoas, Fernanda Marinela, salientou a conquista que a criação do Conselho representa para a advocacia. “Esse é um momento de comemoração pela conquista para a advocacia do interior. Sempre digo que essa advocacia tem necessidades próprias, diferentes da capital. A preocupação com o interior é indispensável para o desenvolvimento do nosso estado. E esse avanço não acontece por acaso, é resultado da nossa realidade. A advocacia cresce a cada dia e cria a necessidade de um conselho próprio. A criação significa efetivamente o desenvolvimento do interior do nosso estado, a valorização e descentralização da gestão da OAB-AL para atender a necessidade de cada advogado e advogada do nosso estado”, destacou Marinela.