Início » Em ação inédita no Brasil, OAB Alagoas está 100% presidida por mulheres

Em ação inédita no Brasil, OAB Alagoas está 100% presidida por mulheres

Movimento reforça a importância da paridade de gênero; todas as presidentes, vices e diretoras do sistema OAB no estado têm poder de decisão e liberdade de gestão em março

Em iniciativa inédita no país, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) está 100% presidida por mulheres em março, mês mundialmente consagrado como de luta pelos direitos das mulheres e quebra das barreiras à igualdade de gênero. Todos os cargos de chefia estão ocupados por mulheres, da presidência da Ordem à diretoria das subseções do interior e dos demais órgãos que compõem o sistema OAB em Alagoas.

O movimento começou no dia 1º de março, quando o presidente Vagner Paes se licenciou para que a vice, Natália Von Sohsten, assumisse a presidência durante todo o Mês da Mulher. O gesto repercutiu com a adesão voluntária de outros presidentes e diretores homens, que se licenciaram e transmitiram o cargo às mulheres. Hoje, as oito subseções da OAB no interior de Alagoas estão lideradas por mulheres nos postos de presidente e vice-presidente, assim como a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) e a Escola Superior de Advocacia (ESA).

Mesmo com mulheres em grande parte dos cargos diretivos, a OAB/AL entende que a discrepância entre os gêneros ainda é grande, principalmente em ambientes predominantemente masculinos, de acordo com a presidente em exercício, Natália Von Sohsten. “É mais do que um ato simbólico, é uma verdadeira mudança e quebra de paradigmas. Assumimos com poder de decisão e liberdade de gestão, o que faz toda diferença. A paridade precisa existir e a OAB/AL está dando o exemplo”, destaca Natália.

Na ESA, toda a programação de cursos e palestras em março está sendo ministrada por mulheres. Os eventos são abertos a toda a advocacia, mulheres e homens, mas são proferidos por mulheres, o que valoriza o trabalho e a produção acadêmica feminina.

“Acreditamos que as atitudes são mais importantes e dizem muito mais do que os discursos. Por isso queremos que a OAB de Alagoas sirva de modelo e, quem sabe, outras instituições também abram mais espaços para as mulheres. O debate precisa ser posto e as ações colocadas em prática, na igualdade do debate, da troca de ideias, na abertura de espaços”, afirma o presidente licenciado, Vagner Paes.