Início » Com turma lotada, ESA encerra primeira edição do Novo Curso de Formação de Advogados

Com turma lotada, ESA encerra primeira edição do Novo Curso de Formação de Advogados

Duas semanas de aulas e simulações na OAB Alagoas capacitaram novos profissionais para a prática advocatícia

Após dez dias de aulas, palestra e simulações práticas, a Escola Superior de Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) encerrou a primeira edição repaginada do Curso de Formação de Novos Advogados nesta quinta-feira (31). Nas duas últimas semanas, os advogados recém-juramentados puderam aprender noções práticas e técnicas do mercado forense em Alagoas.

Profissionais de diferentes áreas do Direito facilitaram uma verdadeira imersão na prática da advocacia para os alunos, que, muitas vezes, não vivenciam o dia a dia profissional durante a formação na faculdade ou até em cursos de pós-graduação. Seguindo a iniciativa da OAB Alagoas durante o mês de março, o curso foi totalmente ministrado por mulheres.

O diretor geral da ESA, José Marques, destacou a importância do curso para impulsionar os novos profissionais da área: “Esse novo Curso de Formação é de extrema importância porque ele foi pensado para ser, de fato, uma grande e intensa imersão dos jovens advogados e advogadas na vida prática da advocacia”.

As audiências simuladas, os estudos de casos práticos e as oficinas de elaboração de peças jurídicas foram um dos principais diferenciais do curso para reforçar as vivências práticas da advocacia. Os alunos também participaram do I Encontro de Direito, Tecnologia e Sociedade, realizado pela ESA nos 28 e 29 de março.  

Rafael Ribeiro, um dos alunos do curso, afirmou que procurou a OAB na busca por profissionalização logo no início da carreira. “Nesse início, é importante que a gente busque os mecanismos iniciais que nos dão suporte nessa entrada no mercado de trabalho. Eu escolhi esse curso justamente para me profissionalizar, atender melhor meus clientes, conhecer novos advogados e para conhecer minha casa, que é a OAB”, declarou.

O advogado destacou o trabalho dos professores e a possibilidade de acesso a áreas que ele ainda não conhecia enquanto estudante de Direito. “Além do grande conhecimento técnico ministrado pelos professores, vou levar muitas dicas importantes nesse início de carreira, seja o networking, coworking e as dicas sobre os novos mercados. Às vezes na graduação ficamos tão focados em matérias específicas e gerais que não nos abrimos para os novos lados da advocacia”, disse Ribeiro.

A advogada Daniela Pradines, que ministrou a disciplina “O que fazer e não fazer na prática advocatícia?”, avalia que a iniciativas da ESA são uma porta aberta para o sistema OAB. “Os cursos trazem a experiência prática de quem já atua na OAB. É muito importante que os novos advogados participem e vivenciem a experiência de receber e dividir informações”, afirmou.

Durante este ano, a Escola Superior de Advocacia realizará diversos cursos regulares e de temáticas diferentes, incluindo as áreas trabalhista e previdenciária, além de parcerias com faculdades para a oferta de pós-graduação e especializações. Todas as informações sobre os próximos projetos e cursos ofertados pela ESA e a OAB estarão disponíveis no site da OAB Alagoas.