Início » Eleição define, de forma democrática, lista da qual sairá novo desembargador do TJ/AL

Eleição define, de forma democrática, lista da qual sairá novo desembargador do TJ/AL

Votação acontece nesta sexta-feira (8); para o presidente da OAB/AL, trata-se de um momento único para a advocacia alagoana

Nesta sexta-feira (8), a advocacia alagoana terá a oportunidade de participar da eleição que definirá a lista sêxtupla da qual sairá o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes, destaca que este é um momento único para a categoria, levando a visão de um profissional com experiência na advocacia para o Judiciário.

“Estamos chegando à reta final do processo eleitoral para escolha do desembargador ou desembargadora pelo Quinto Constitucional. Não percam esta oportunidade de colocar no Tribunal de Justiça alguém que possa nos representar, alguém que tenha toda essa experiência de vida e que saiba a importância e o valor da advocacia para o devido processo legal”, afirma o presidente da OAB Alagoas, Vagner Paes.

Grandes nomes que hoje são referência na Justiça do país conquistaram espaço na magistratura por meio do Quinto Constitucional. É o caso do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, que ressalta a importância de diversificar e oxigenar os tribunais, levando pessoas com experiências e sensibilidades diferentes.

“O Quinto constitucional tem o objetivo de diversificar e oxigenar os tribunais, na medida em que traz julgadores com outras experiências e sensibilidades para a melhor administração da Justiça em favor de todos. Por isso que sempre repito: sem os advogados, não é possível que o Poder Judiciário realize a sua efetiva função social”, pontua Humberto Martins.

O desembargador Tutmés Airan alcançou a magistratura após escolha democrática da advocacia. “Eu só pude estar no Tribunal de Justiça graças ao teste ao qual me submeti de escolha livre e democrática dos advogados. Eles foram convocados, escutaram minhas ideias e me trouxeram para cá. Manter esse método de escolha é absolutamente saudável, pois vai compor a lista sêxtupla aqueles que foram escolhidos pelos advogados”, destaca.

Airan acrescenta que, predominantemente, os tribunais são formados por desembargadores que advém da carreira de juiz e que os juízes têm um modo muito peculiar de ver a realidade e tendem a reproduzi-la nos tribunais. “Os julgamentos são sempre resultado de interpretações possíveis. O juiz cria a norma que vai se aplicar aos casos concretos. E nada melhor que uma perspectiva nova. Um olhar de advogado, acostumado a ver o mundo com outros olhos, sob perspectivas diferentes, para que as decisões possam ser mais equilibradas”, conclui.

O desembargador Marcelo Vieira, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19), conta que atuou como advogado por muitos anos e que, somente em 2014, tornou-se desembargador do Trabalho, ingressando pelo Quinto Constitucional. “Nos tempos em que advogava, sempre tive clara a importância do Quinto Constitucional, porque a pluralidade de ideias e de visões sempre traz frutos positivos. E o fruto que buscamos é a justiça, um ideal apaixonante e desafiador que nos move a todos”, observa o desembargador.

ELEIÇÕES

Para a eleição do Quinto Constitucional, a OAB Alagoas recebeu a inscrição de 22 candidatos. A votação acontece nesta sexta-feira (8), no prédio sede da Universidade Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas, de 8h às 17h. Cada advogado ou advogada poderá votar em até seis nomes de sua preferência. Os mais votados vão compor uma lista sêxtupla que será encaminhada ao TJ/AL. Lá, serão escolhidos três nomes que serão enviados ao governador de Alagoas, para escolha do novo desembargador ou desembargadora do estado.