Início » Encontro Nacional de Prerrogativas reúne grandes nomes da advocacia em Maceió

Encontro Nacional de Prerrogativas reúne grandes nomes da advocacia em Maceió

Evento aconteceu nesta terça-feira, com o objetivo de fortalecer as discussões e a defesa dos direitos dos advogados e advogadas

Maceió sediou, nesta terça-feira (23), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), o Encontro Nacional de Prerrogativas. O evento, que reuniu advogados e advogadas de todo o país, promoveu discussões importantes a respeito da preservação dos direitos da classe.

Durante a abertura do evento, o presidente do Conselho Federal da OAB, Alberto Simonetti, falou sobre a importância do encontro, ressaltando que a defesa das prerrogativas da advocacia é um papel de todos os advogados e advogadas. “Estamos reunindo aqui grandes defensores da defesa da advocacia no Brasil. A nossa palavra de ordem aqui hoje é nenhuma prerrogativa a menos”, falou.

O presidente da OAB Alagoas, Vagner Paes, destacou que o evento acontece para fortalecer cada vez mais a advocacia. “Maceió está sendo hoje a capital das nossas prerrogativas. Este grande evento acontece para firmar posição, fortalecer a advocacia e cada vez mais ir adiante na luta e defesa das prerrogativas alagoanas e nacionais”, pontuou.

Na oportunidade, foi lançada oficialmente pela Ordem em Alagoas a campanha de valorização “Advocacia Respeitada, Sociedade Protegida”, que tem o objetivo de ressaltar o relevante papel da classe perante a sociedade em geral.

Na oportunidade, o diretor de Prerrogativas da OAB/AL, Marcondes Costa, destacou o papel dos advogados e advogadas em defesa da sociedade. “Indubitavelmente, a prerrogativa do advogado é a defesa da sociedade. O advogado age em nome das pessoas. A nossa atividade vem sendo muito vilipendiada e combalida, nos mais diversos setores das esferas judiciais e administrativa, e nós precisamos dar um basta nisso. O nosso planejamento de prerrogativas tem um projeto audacioso de extirpar ou diminuir consideravelmente o desrespeito à advocacia. O slogan da nossa campanha é ‘Advocacia respeitada, sociedade protegida’”, observou.

Diante dos inúmeros casos de violência contra a mulher em todo o país e da luta pela igualdade de gênero, inclusive no ambiente de trabalho, o encontro foi palco de um importante debate a respeito da defesa do exercício profissional das mulheres. Uma das convidadas a participar das discussões foi a procuradora Gabriela Samadello, que ficou conhecida nacionalmente após ser vítima de violência praticada por um colega de profissão no município de Registro, no interior de São Paulo.

Na ocasião, Gabriela falou não só sobre o caso vivenciado por ela, mas também a situação vivida pela advogada Malu Borges, nessa segunda-feira (22), no Amazonas, quando ela foi repreendida por um desembargador, durante uma sessão on-line, por estar amamentando a filha, um bebê de apenas seis meses. “As mulheres não têm nem o direito de trabalhar em paz. Como a mulher vai amamentar o filho se ela tem que comparecer numa audiência, se ela tem que trabalhar? As mulheres não podem levar as suas crianças nas audiências. Não temos vagas suficientes nas creches. Como a advogada vai exercer plenamente a sua profissão?”, questionou.

Outro assunto tratado no encontro foram os honorários advocatícios. Henrique Vasconcelos, secretário-geral da OAB/AL, fez parte da mesa de discussão e enfatizou a importância do evento para a advocacia. Ele citou o papel desempenhado por muitos magistrados e instituições de controle, que sempre pressupõem que os advogados estão agindo de má fé. “Diante de tudo o que vimos aqui, percebemos que a realidade de Alagoas não é diferente da realidade de outros estados. É como se nós tivéssemos que provar sempre que estamos agindo de boa fé e fazendo jus ao honorário que recebemos”, afirmou.

O encontro reuniu grandes personalidades da advocacia brasileira, como o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti; o presidente nacional da Comissão de Prerrogativas, Ricardo Breier;  e representantes no Conselho Nacional de Justiça.

Homenagens

Ao final do Encontro Nacional de Prerrogativas, ocorreu uma sessão extraordinária do Conselho da Seccional da OAB Alagoas, onde a Medalha Hermann Baeta foi entregue aos advogados Areias Bulhões e Maria Socorro Vaz. A medalha é uma honraria criada pela atual gestão da OAB/AL para homenagear grandes personalidades da advocacia. Hermann Assis Baeta foi presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil de 1985 a 1987 e um dos vanguardistas nas principais discussões sobre a redemocratização do país. Durante toda sua vida, Hermann Baeta se dedicou à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).