Início » Maceió vai sediar Encontro Nacional de Prerrogativas da Advocacia no dia 23 de agosto

Na oportunidade, serão discutidos os direitos constitucionalmente assegurados à classe; evento deve reunir cerca de 500 pessoas

O Mês da Advocacia será marcado por grandes eventos na Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL). No próximo dia 23, será realizado em Maceió o Encontro Nacional de Prerrogativas, que vai reunir grandes nomes locais e nacionais para discutir os direitos constitucionalmente assegurados à classe. O evento acontecerá no auditório da OAB/AL e deve reunir cerca de 500 pessoas de todo o país.

Entre as personalidades que vão marcar presença no evento, estão o presidente do Conselho Federal da OAB, Alberto Simonetti; o presidente nacional de Prerrogativas, Ricardo Breier; o procurador nacional de defesa das prerrogativas da advocacia, Alex Sarkis; os representantes da advocacia no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcello Terto e Marcos Vinícius Jardim; e a procuradora Gabriela Samadello.

O encontro será dividido em quatro blocos. Na abertura, Alberto Simonetti, juntamente com o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, e o diretor de Prerrogativas da OAB/AL, Marcondes Costa, darão as boas-vindas aos participantes do evento. No primeiro bloco, será a vez da vice-presidente da Ordem em Alagoas, Nathália Von Sohsten, presidir a mesa que terá como tema “O Papel do Judiciário na Efetivação das Prerrogativas do Advogado”. Os debatedores serão Marcello Terto e Marcos Vinícius Jardim.

O segundo bloco vai tratar sobre “Mulheres na Defesa do Exercício Profissional” e será presidido pela presidente da Comissão da Mulher da OAB/AL, Cris Lúcio, com palestras das advogadas Fernanda Pessoa, Nielle Barros, Cris Damasceno e da procuradora Gabriela Samadello, que foi agredida por um colega durante expediente de trabalho na Prefeitura de Registro, localizada no interior de São Paulo.

As discussões relacionadas ao tema surgem em meio a um cenário com muitos casos de violência contra a mulher, dentro e fora dos ambientes de trabalho. “Vamos fazer um painel com a advocacia feminina, tratando sobre a importância das prerrogativas da mulher advogada, nesse cenário tão estarrecedor de violência contra a mulher em si, com casos de feminicídio, mas também com casos lamentáveis de agressão contra mulheres advogadas. Esse evento é de extrema importância, porque o nosso principal elemento de proteção e combate à violação de prerrogativas é a informação”, afirmou Marcondes Costas, diretor de Prerrogativas da OAB/AL.

No período da tarde, dando continuidade aos trabalhos, ocorrem discussões sobre o tema “Mecanismos de Proteção e Conquistas na Defesa do Exercício Profissional”. Presidido pela presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/AL, Rachel Ramalho, o bloco contará com a participação de Ricardo Breier (Cadastro Nacional de Violadores de Prerrogativas), Alex Sarkis (Observatório de Honorários Advocatícios) e Sérgio Ludmer (Honorários Advocatícios: Respeito, Desafios e Valorização da Cidadania).

O evento será encerrado com uma mesa de debates sobre as atualizações legislativas na proteção às prerrogativas, sob a presidência da conselheira federal da OAB/AL, Cláudia Medeiros. Também participam das discussões o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Leonardo de Moraes, e as advogadas Ingrid Zaneta e Alice Carolina Fonseca.

De acordo com o diretor de Prerrogativas da OAB/AL, Marcondes Costa, o evento é uma grande conquista para a advocacia alagoana, tendo em vista que vai reunir grandes nomes para tratar de temas que são de suma importância para a classe. “A ideia é difundir e reverberar esses mecanismos que temos ao nosso dispor para combater as violações de prerrogativas, afinal, violar prerrogativa de advogado e advogada é desequilibrar a relação jurídica processual. É desassistir o cidadão que pleiteia o ‘intermédio desse profissional”, concluiu.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

ENCONTRO NACIONAL DE PRERROGATIVAS

ABERTURA
Presidente do Conselho Federal da OAB, Alberto Simonetti;
Presidente da OAB/AL, Vagner Paes;
Advogado Nabor Bulhões

10h – Marcondes Costa (Diretor de Prerrogativas da OAB/AL): Lançamento Oficial da Campanha de Valorização.

1º BLOCO

10h30 – O Papel do Judiciário na Efetivação das Prerrogativas do Advogado
Presidente da Mesa – Nathália Von Sohsten (Vice-Presidente da OAB/AL)
Debatedor: Fernando Falcão (Conselheiro Federal pela OAB/AL)

Participantes:
Marcello Terto (Conselho Nacional de Justiça- CNJ)
Marcos Vinícius Jardim (Conselho Nacional de Justiça- CNJ)

2º BLOCO

11h30 – Mulheres na Defesa do Exercício Profissional
Presidente da Mesa: Cris Lúcio- Presidente da Comissão da Mulher OAB/AL

Cristiane Damasceno- Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada
Fernanda Pessoa- Secretária-Geral da Diretoria de Prerrogativas da OAB/AL
Nielle Barros- Procuradora da Diretoria de Prerrogativas da OAB/AL

12h30 – Procuradora Gabriela Samadello: Os Desafios da Mulher Advogada e a Repressão nos Casos de Violência Física e Psíquica.

13h – Pausa para Almoço

3°BLOCO

14h- Mecanismos de Proteção e Conquistas na Defesa do Exercício Profissional
Presidente de Mesa: Rachel Ramalho (Presidente da Comissão da Mulher Advogada OAB/AL)
Debatedor: Henrique Vasconcelos

Ricardo Breier: Cadastro Nacional de Violadores de Prerrogativas
Alex Sarkis: Observatório de Honorários Advocatícios.
Sérgio Ludmer: Honorários Advocatícios: Respeito, Desafios e Valorização da Cidadania
Cristina Lourenço (Conselheira Federal(PA). Vice Presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas do CFOAB)

16h – Coffe Break

4º BLOCO