Início » OAB/AL inaugura, no Benedito Bentes, Sala da Advocacia Maria Aparecida da Silva Bezerra

No espaço, advogados e advogadas terão acesso a serviços e a local para atendimento a clientes

Maceió ganhou, nesta segunda-feira (22), um espaço para atendimento e apoio aos advogados e advogadas que atuam na parte alta da cidade. Trata-se da Sala da Advocacia Maria Aparecida da Silva Bezerra, situada no Benedito Bentes. O espaço foi inaugurado nesta manhã, com a presença da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) e do Conselho Federal da OAB.

No local, além de serviços de Tesouraria e Secretaria da OAB/AL, os advogados e advogadas contarão com sala de peticionamento rápido, acesso a processos e realização de petições. Além disso, no local, também será possível fazer reuniões presenciais com os clientes ou, até mesmo, participar de audiência virtual.

Durante o evento de inauguração, a irmã, os dois filhos e a sobrinha da advogada Maria Aparecida da Silva Bezerra, vítima de feminicídio em Maceió que deu nome ao espaço, marcaram presença e assistiram as homenagens.

Para o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, a entrega da sala é um momento histórico para a advocacia alagoana que atua na parte alta da cidade e que, por muitos anos, não foi ouvida. Além de tudo o que a sala representa para a classe, há também um simbolismo em torno do nome do local.

“Hoje é um momento muito importante para a Ordem. Estamos inaugurando este centro de atendimento com diversos serviços para a advocacia que, por muito tempo, não foi ouvida, não teve a atenção que merecia. A entrega de toda essa estrutura, esse aparelhamento, é muito importante. Mas não só isso. Hoje é o dia de marcar, definitivamente na história, o nome da colega Maria Aparecida Bezerra, que foi uma grande guerreira da advocacia alagoana, que se dedicou, na última gestão, à defesa das prerrogativas. Ela dedicou parte da sua vida ao que talvez seja a nossa principal causa, que é a defesa das nossas condições de trabalho, do respeito à advocacia. Nada mais justo do que homenagear quem se doou, quem marcou a história da advocacia e que, infelizmente, veio a ser vítima de um feminicídio. Esta é uma homenagem singela, mas que a OAB não poderia deixar de fazer”, afirmou Vagner Paes.

Para o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), Leonardo de Moraes, a sala chega para descentralizar os serviços da Ordem e da Caixa. “Essa sala é fundamental para a advocacia. A gente sempre teve uma Ordem muito centralizada na parte baixa e faltava contemplar os advogados e advogadas que ficam na parte alta, como Salvador Lyra, Benedito Bentes, Eustáquio Gomes e Tabuleiro do Martins. Essa sala vem para suprir essa ausência que já vem de muito tempo”, pontuou.

Para a vice-presidente da OAB/AL, Natália Von Sohsten, a inauguração do espaço é um sonho que se torna realidade. “A advocacia da parte alta há muitos anos vem sendo esquecida pela diretoria da OAB e nós planejamos isso na campanha, sonhamos isso na campanha e hoje estamos realizando e entregando. A classe vai poder contar com uma estrutura da Ordem com todos os setores. Não é uma simples sala de apoio, é muito mais. É uma mini OAB instalada no Benedito Bentes e que vai beneficiar toda a advocacia da região”, afirmou Natália Von Sohsten.

Acompanhada da filha e dos dois sobrinhos, a irmã de Maria Aparecida da Silva Bezerra, Cleonice das Dores Silva, agradeceu pela homenagem, que disse ser muito significativa para toda a família. “Isso significa muito para nós. É uma pena que ela não esteja viva para ver essa grande homenagem que está sendo prestada a ela. Nós da família ficamos muito felizes com tudo isso. Não tira a nossa dor, mas ameniza”, disse Cleonice, ressaltando todo o apoio que tem recebido da OAB desde o ocorrido.

O presidente da OAB nacional, Alberto Simonetti, também participou da inauguração e ressaltou que o nome de Maria Aparecida, a partir de agora, estará eternizado nos anais da advocacia alagoana. “A razão maior de estarmos hoje aqui é eternizar o nome de Maria Aparecida, para que ela não seja mais uma Maria vítima de tantas violências que nós temos vivido e visto diariamente nesses tempos estranhos em que vivemos. Quero dizer que eu, neste momento, com muita honra, represento a voz e o sentimento de mais de 1 milhão e 300 mil advogados e advogadas brasileiros. E nesse momento, esses advogados e advogadas se associam à sua dor. Quero dizer que aqui, a advocacia do país inteiro cruzou o céu para homenagear a memória de Maria Aparecida. A partir de hoje, ela estará eternizada nos anais da advocacia brasileira”, destacou.