Início » OAB Alagoas e Polícia Militar discutem parceria para garantir direitos dos idosos

Presidente da Ordem conheceu projeto desenvolvido pelos militares e colocou entidade à disposição da corporação

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) e a Polícia Militar (PM) discutem uma parceria para assegurar os direitos dos idosos no estado. O presidente da OAB/AL, Vagner Paes, recebeu, nesta segunda-feira (15), representantes da Polícia Comunitária, que apresentaram um pouco do trabalho realizado por meio do Projeto Idoso Protegido, que visa frear situações de maus-tratos, abandono e violência contra esse público.

Na oportunidade, Vagner Paes colocou a estrutura da Ordem, por meio das comissões, à disposição para contribuir com o projeto. “O papel da OAB é intermediar. Nós contamos hoje com 68 comissões e mais de 2 mil pessoas trabalhando nas mais variadas frentes. O que pudermos fazer para somar esforços, nós faremos”, observou o presidente da OAB/AL.

Durante o encontro, o presidente da Comissão Especial do Idoso, Gilberto Irineu, afirmou que a parceria já existe, na prática, com a Polícia Militar, por meio da Polícia Comunitária, que tem como foco a aproximação dos policiais militares com os moradores dos bairros mais vulneráveis da capital alagoana. Agora, a parceria deverá ser oficializada.

“Esse encontro com a coordenação da Base Comunitária veio para firmar, o que, na prática, já existe. Já temos essa parceria, por meio da qual as denúncias que chegam à OAB, em relação ao abandono da pessoa idosa, casos de maus-tratos e violência psicológica, são tratadas de forma conjunta com as Bases Comunitárias e o Conselho da Pessoa Idosa. Nós visitamos essas famílias para tentar proteger a pessoa idosa e, se for o caso, resgatá-la. Para a OAB, essa parceria é um sinal de esperança, pois só tende a construir cada vez mais a efetivação dos direitos da pessoa idosa, que deve ter absoluta prioridade”, afirmou Gilberto Irineu.

O coordenador Estadual da Polícia Comunitária e chefe de prevenção da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Iran Rego, juntamente com a coordenadora do Projeto Idoso Protegido, Maria Suely, apresentaram como funciona a iniciativa. Por meio da formalização de denúncias via 181, as equipes da Polícia Comunitária se deslocam até o endereço e fazem um levantamento da situação, ouvindo familiares, vizinhos e o próprio idoso, que, a depender do caso, é encaminhado para um abrigo para receber os devidos cuidados.

“A Polícia Comunitária é uma polícia que tenta gerar um vínculo com a comunidade. São a polícia e a comunidade trabalhando juntas para resolver os problemas de segurança. Estamos presentes em cinco bairros de Maceió, com oito bases comunitárias”, afirmou Iran Rego, agradecendo pela disponibilidade da OAB/AL no trabalho voltado à proteção dos idosos.

Com o apoio da Ordem, a Polícia Comunitária poderá contar com mais um braço nesse trabalho de proteger a pessoa idosa, inclusive no interior do estado, onde a OAB/AL conta com várias subseções.

Também participaram do encontro o vice-presidente da Comissão Especial do Idoso da OAB/AL, Tutmés Toledo, e o diretor de comissões da Ordem, Victor Soares Braga.