Início » OAB aciona MPE, SSP e Polícia Civil após agressão envolvendo agente do Ronda no Bairro

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos cobra apuração rigorosa sobre o fato, o segundo envolvendo agentes do programa este ano

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) acionou, nesta terça-feira (18), o Ministério Público Estadual (MPE), a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) e a Polícia Civil após um vídeo mostrar um agente do programa Ronda no Bairro agredindo um homem com um soco durante uma ocorrência no Benedito Bentes, em Maceió.

A OAB/AL expediu ofícios e vai tentar identificar, por meio da Secretaria de Segurança Pública, os agentes envolvidos na ação. À Polícia Civil, a Ordem solicitou a abertura de um inquérito policial para apurar o fato. Ao Ministério Público Estadual, a entidade pediu o acompanhamento da denúncia. O ofício ao MPE foi encaminhado para a promotoria de Controle Externo da Atividade Policial.

De acordo com o advogado Arthur Lira, integrante da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, com base nas informações fornecidas pelos órgãos oficiados, a OAB/AL vai avaliar quais novas medidas poderão ser adotadas, incluindo, a possibilidade de afastamento dos envolvidos do trabalho nas ruas.

Este é a segunda denúncia de agressão, envolvendo agentes do programa Ronda no Bairro, que chega à OAB este ano. Em maio, um adolescente de 17 anos foi agredido por um agente do programa na Rua Barão de Alagoas, no Centro, em Maceió. Após o episódio, o superintendente do programa se reuniu com a família da vítima e afirmou não compactuar com atos de violência.

No episódio desta terça-feira (18), flagrado em vídeo, após uma briga de rua no Benedito Bentes, agentes do Ronda no Bairro se aproximam e tentam saber o que ocorreu. Imagens mostram um homem e uma mulher no tumulto. Não demora muito para que um dos agentes retire a balaclava e dê um soco no rosto de um homem que tentava acalmar uma das mulheres envolvidas na confusão.