Início » OAB divulga nota de repúdio a ataques xenofóbicos à região Nordeste

OAB divulga nota de repúdio a ataques xenofóbicos à região Nordeste

Presidentes de todas as seccionais da região assinam documento e ressaltam pluralidade de ideias

Diante de manifestações xenofóbicas registradas nas redes sociais após a divulgação do resultado do primeiro turno das eleições, as seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Nordeste divulgaram nota, nesta quinta-feira (6), repudiando os ataques e ressaltando as qualidades das mais de 50 milhões de pessoas que vivem na região.

Em nota assinada pelos presidentes de todas as seccionais, inclusive o presidente da OAB em Alagoas, Vagner Paes, as manifestações xenofóbicas são consideradas atitudes covardes, que devem ser repudiadas com veemência.

“O Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que o coloca como a segunda região mais populosa do país, com mais de 53 milhões de habitantes. Para além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, aqui nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens. Os representantes da advocacia nordestina manifestam, pois, seu permanente e intransigente compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de discriminação”, diz trecho da nota.

O documento destaca que, em uma democracia, faz-se necessário que haja respeito à opinião e, no caso das eleições, ao voto alheio, sendo inadmissível que ocorram manifestações com o objetivo de agredir e diminuir a importância do povo nordestino.

“Embora legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população, é inadmissível, nos dias de hoje, convivermos com manifestações que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem sua cidadania. As agressões não se coadunam com os ideais de solidariedade, serenidade, civilidade e bom senso que deveriam orientar a sociedade para a construção de um país fraterno, justo e inclusivo”, completa o texto publicado nas redes sociais de todas as seccionais do Nordeste e também no site da OAB Nacional.

No texto, os presidentes da OAB no Nordeste parabenizaram o presidente da OAB/MG, Sérgio Leonardo, pela manifestação de repúdio contra a atitude de uma advogada vinculada àquela seccional, que se configurou em um ato xenofóbico e que resultou no afastamento dela das funções dentro da Ordem.

Além de Alagoas, assinam a nota os presidentes das seccionais da Bahia, Daniela Lima de Andrade Borges; de Sergipe, Danniel Alves Costa; de Pernambuco, Fernando Jardim Ribeiro Lins; da Paraíba, Harrison Targino; do Rio Grande do Norte, Aldo de Medeiros Lima Filho; do Ceará, José Erinaldo Dantas Filho; do Piauí, Cfelso Barros Coelho Neto; e do Maranhão, Kaio Vyctor Saraiva Cruz.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

Os Presidentes de todas as seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Nordeste vêm, por meio desta, manifestar o seu veemente repúdio às manifestações xenófobas e covardes perpetradas contra os nordestinos, notadamente após a divulgação dos resultados das eleições ocorridas no último dia 02 de outubro.

Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que o coloca como a segunda região mais populosa do Brasil, com mais de 53 milhões de habitantes. Para além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, aqui nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens.

As agressões não se coadunam com os ideais de solidariedade, serenidade, civilidade e bom senso que deveriam orientar a sociedade para a construção de um país fraterno, justo e inclusivo.

discriminação!

Parabenizamos, ainda, a declaração do Presidente da OABMG, Sérgio Leonardo, de repúdio às manifestações xenófobas perpetrada por advogada vinculada àquela seccional.

5 de outubro de 2022.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL BAHIA