Início » OAB divulga nota de repúdio a ataques xenofóbicos à região Nordeste

OAB divulga nota de repúdio a ataques xenofóbicos à região Nordeste

Presidentes de todas as seccionais da região assinam documento e ressaltam pluralidade de ideias

Diante de manifestações xenofóbicas registradas nas redes sociais após a divulgação do resultado do primeiro turno das eleições, as seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Nordeste divulgaram nota, nesta quinta-feira (6), repudiando os ataques e ressaltando as qualidades das mais de 50 milhões de pessoas que vivem na região.

Em nota assinada pelos presidentes de todas as seccionais, inclusive o presidente da OAB em Alagoas, Vagner Paes, as manifestações xenofóbicas são consideradas atitudes covardes, que devem ser repudiadas com veemência.

“O Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que o coloca como a segunda região mais populosa do país, com mais de 53 milhões de habitantes. Para além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, aqui nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens. Os representantes da advocacia nordestina manifestam, pois, seu permanente e intransigente compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de discriminação”, diz trecho da nota.

O documento destaca que, em uma democracia, faz-se necessário que haja respeito à opinião e, no caso das eleições, ao voto alheio, sendo inadmissível que ocorram manifestações com o objetivo de agredir e diminuir a importância do povo nordestino.

“Embora legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população, é inadmissível, nos dias de hoje, convivermos com manifestações que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem sua cidadania. As agressões não se coadunam com os ideais de solidariedade, serenidade, civilidade e bom senso que deveriam orientar a sociedade para a construção de um país fraterno, justo e inclusivo”, completa o texto publicado nas redes sociais de todas as seccionais do Nordeste e também no site da OAB Nacional.

No texto, os presidentes da OAB no Nordeste parabenizaram o presidente da OAB/MG, Sérgio Leonardo, pela manifestação de repúdio contra a atitude de uma advogada vinculada àquela seccional, que se configurou em um ato xenofóbico e que resultou no afastamento dela das funções dentro da Ordem.

Além de Alagoas, assinam a nota os presidentes das seccionais da Bahia, Daniela Lima de Andrade Borges; de Sergipe, Danniel Alves Costa; de Pernambuco, Fernando Jardim Ribeiro Lins; da Paraíba, Harrison Targino; do Rio Grande do Norte, Aldo de Medeiros Lima Filho; do Ceará, José Erinaldo Dantas Filho; do Piauí, Cfelso Barros Coelho Neto; e do Maranhão, Kaio Vyctor Saraiva Cruz.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

Os Presidentes de todas as seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Nordeste vêm, por meio desta, manifestar o seu veemente repúdio às manifestações xenófobas e covardes perpetradas contra os nordestinos, notadamente após a divulgação dos resultados das eleições ocorridas no último dia 02 de outubro.

Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que o coloca como a segunda região mais populosa do Brasil, com mais de 53 milhões de habitantes. Para além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, aqui nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens.

Embora legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população, é inadmissível, nos dias de hoje, convivermos com manifestações que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem sua cidadania.

As agressões não se coadunam com os ideais de solidariedade, serenidade, civilidade e bom senso que deveriam orientar a sociedade para a construção de um país fraterno, justo e inclusivo.

Os representantes da advocacia nordestina manifestam, pois, seu permanente e intransigente compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de
discriminação!

Parabenizamos, ainda, a declaração do Presidente da OABMG, Sérgio Leonardo, de repúdio às manifestações xenófobas perpetrada por advogada vinculada àquela seccional.

5 de outubro de 2022.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL BAHIA
Daniela Lima de Andrade Borges

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL SERGIPE
Danniel Alves Costa

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL ALAGOAS
Vagner Paes Cavalcanti Filho

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL PERNAMBUCO
Fernando Jardim Ribeiro Lins

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL PARAÍBA
Harrison Targino

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL RIO GRANDE DO NORTE
Aldo de Medeiros Lima Filho

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL CEARÁ
José Erinaldo Dantas Filho

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL PIAUÍ
Celso Barros Coelho Neto

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL MARANHÃO
Kaio Vyctor Saraiva Cruz