Início » Vagner Paes participa do I Colégio de Presidentes das Seccionais das OABs do Nordeste

Encontro aconteceu no Recife-PE e discutiu pautas prioritárias para a advocacia da região em 2023

Assessoria de Comunicação OAB Alagoas, com OAB Pernambuco

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas, Vagner Paes, participou, na última sexta-feira (3), do I Colégio de Presidentes das Seccionais das OABs do Nordeste da gestão 2022-2024, evento que aconteceu na cidade do Recife, em Pernambuco. Na ocasião, importantes pautas para a advocacia da região foram colocadas em debate. O presidente do Conselho Federal da Ordem, Alberto Simonetti, também marcou presença no evento que definiu os pontos prioritários de avanço para a advocacia no ano de 2023.

Vagner Paes explicou que, entre os pontos discutidos, estavam a facilitação de Requisição de Pequeno Valor (RPVs) e de precatórios, além da valorização dos honorários. “Durante o I Colégio de Presidentes das Seccionais das OABs do Nordeste, tratamos de grandes pautas para a advocacia da região e, sobretudo, buscando valorizar as prerrogativas e também os honorários de toda a advocacia. Um dos pontos tratados aqui foi a facilitação dos pagamentos de RPV e precatórios para que a advocacia possa ter melhores condições de recebimento direto em suas contas. Além disso, abordamos a digitalização do sistema da Ordem e outros avanços, buscando a modernização do sistema OAB”, destacou.

Entre os temas discutidos no evento estão a transformação digital das seccionais; a troca de experiências com relação às Escolas da Advocacia, com foco na realização de cursos nas capitais e, principalmente, no interior; a importância da advocacia dativa e o estabelecimento de fornecedores comuns para as seccionais visando redução de custos por meio de compras coletivas.

Em sua fala, Alberto Simonetti criticou o atual cenário de acirramento político do Brasil e destacou o papel da Ordem. “Vivemos um momento duro, sem precedentes no país. E a OAB tem enfrentado bem a situação, uma vez que tem demonstrado exemplo de coesão”, destacou.

Simonetti também exaltou a importância do Colégio de Presidentes. “Eu não poderia deixar de vir a esse encontro. Temos pautas super interessantes, são questões que ainda não confrontamos nessa gestão, questões administrativas da nossa instituição que precisam ser enfrentadas. Estou aqui à disposição para contribuir naquilo que eu tiver condições de contribuir, para apoiar as decisões elaboradas por esse Colégio e levar as boas ideias e bons resultados das discussões que tivermos aqui para o Plano Nacional”, acrescentou.

O presidente da OAB Pernambuco e anfitrião do evento, Fernando Ribeiro Lins, falou sobre a importância do encontro para a classe. “Estamos honrados por receber em nosso estado o encontro de presidentes. É um momento importante para ouvir todas as demandas da advocacia e deliberar sobre uma série de questões. Daqui saímos com encaminhamentos que irão proporcionar um melhor exercício da profissão”, afirmou.

PRESENÇAS

Além de Vagner Paes e de Fernando Ribeiro Lins, participaram do encontro a vice-presidente da OAB-PE Ingrid Zanella; o presidente do conselho gestor do FIDA, Felipe Sarmento; a presidente da OAB-BA, Daniela Borges; o presidente da OAB-SE, Danniel Alves Costa; o presidente da OAB-AL, Vagner Paes; o presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto; o presidente da OAB-RN, Aldo Medeiros; o presidente da OAB-MA Kaio Vyctor Saraiva; e o presidente da OAB-PB, Harrison Targino.

O evento contou também com a presença do coordenador de Comunicação do CFOAB, Thiago Diaz; do diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ESA), Ronnie Preuss Duarte; da conselheira Federal Adriana Caribé; do coordenador da região nordeste da ESA Nacional, Leonardo Moreira Santos; da presidente da CAAPE Anne Cabral; do conselheiro federal Bruno Baptista e do diretor-tesoureiro da OAB-PE, Carlos Barros.