Início » OAB Alagoas e Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino discutem medidas de segurança em escolas

Reunião na sede da Ordem, em Jacarecica, contou com a participação da coordenação do OAB nas Escolas e da Comissão de Segurança Pública

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) iniciou um debate com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Alagoas (Sinepe) sobre medidas a serem adotadas para garantir segurança para as comunidades escolares do estado. O projeto OAB nas Escolas foi apresentado e será intensificado, levando ações de prevenção, conhecimento e cidadania para as instituições de ensino.

Em reunião realizada na sede da Ordem, em Jacarecica, nessa segunda-feira, além da coordenação do projeto OAB nas Escolas, a Comissão de Segurança Pública da Ordem se colocou para atuar, junto a outros órgãos, no sentido de pensar estratégias que garantam a tranquilidade dentro das escolas.

De acordo com a coordenadora do OAB nas Escolas, Irla Larchet, a reunião aconteceu a pedido do Sindicato das Escolas após episódios recentes de violência em unidades de ensino do país. O objetivo foi fazer com que, juntos, pudessem ser pensadas ideias voltadas à segurança de alunos e funcionários.

“Diante de tudo o que o país vem passando, a OAB Alagoas vai, junto com o Sindicato, propor medidas para garantir segurança dentro das escolas. O nosso papel, por meio do OAB nas Escolas, vai ser com a prevenção, levando conhecimento para toda a comunidade”, destaca Irla Larchet.

De acordo com o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/AL, Adilson Melro, a OAB Alagoas também vai contribuir, orientando as escolas para que adotem as medidas que forem necessárias. “Esse foi o primeiro momento que sentamos para tratar do assunto, mas que vai trazer benefício para todas as escolas. A contribuição da comissão vai vir no sentido de trazer um contexto de segurança jurídica para as instituições de ensino, sejam elas privadas ou públicas, para que possam, a partir daí, implementar questões que ajudem a diminuir os riscos dentro do ambiente escolar”, pontuou.

Para a presidente do Sinepe, Bárbara Silva, o apoio da OAB Alagoas é importante para que seja formada uma rede de apoio, com vários órgãos e instituições, no sentido de proteger as escolas e, consequentemente, tranquilizar pais, mães, donos de escolas, professores e demais funcionários.

“Esse encontro focou, principalmente, na necessidade do apoio às escolas por parte de uma instituição como a OAB. Nessa reunião, deixamos para a OAB as nossas necessidades e tratamos, principalmente, da segurança jurídica dos atos que a gente possa vir a adotar diante dessas ameaças. Estes fatos que estão ocorrendo na rede privada são muito graves e a gente não pode deixar para lá achando que não vai acontecer na nossa escola. Então, precisamos dessa rede de apoio e a OAB foi a primeira instituição que nos recebeu. Estamos contando com todas as estratégias e a segurança que a OAB pode nos dar neste momento, passando para nós, com muita veemência e pertinência, quais são as normas e de que forma podemos agir dentro da escola para dar tranquilidade e fazer aquilo que a gente faz de melhor, que é educar. Atuando em rede, vamos aumentar a possibilidade de diminuir esses episódios”, falou Bárbara Silva.

Também participaram da reunião a vice-presidente da OAB/AL, Natália Von Sohsten; o diretor de Comissões da OAB/AL, Vitor Braga; a secretária-executiva do Sinepe, Lavínia Galindo; e representantes de escolas privadas de Alagoas.