Início » OAB Alagoas recebe jornalistas em ato que marca defesa da liberdade de imprensa

OAB Alagoas recebe jornalistas em ato que marca defesa da liberdade de imprensa

Iniciativa da diretoria da Ordem e da Caixa de Assistência dos Advogados acontece em alusão ao Dia do Jornalista; parceria com profissionais é destacada

Dezenas de jornalistas alagoanos participaram de um café da manhã, nesta quarta-feira (5), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), em Jacarecica, para bater um papo com o presidente Vagner Paes e com membros das diretorias da OAB/AL, da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) e da Escola Superior de Advocacia (ESA). A iniciativa aconteceu em alusão ao Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril  e se deu como uma forma de reconhecimento da Ordem ao trabalho realizado por estes profissionais.

O presidente da OAB/AL, Vagner Paes, agradeceu aos jornalistas pela repercussão do trabalho realizado pela Ordem e por serem a “fonte segura”, à qual todos devem procurar, nestes tempos de fake news. 

“Quero agradecer a vocês por todas as repercussões positivas das nossas ações. Temos 67 comissões atuando em todas as frentes da sociedade civil, e o trabalho realizado por elas não teria a mesma pujança, a mesma força e visibilidade, se não fosse a imprensa alagoana, que tem se mostrado fundamental nesta fase da OAB. Em tempos de fake news, o papel do jornalismo conceituado, respeitado, é mais do que fundamental. Esse trabalho realizado por vocês vai fazer com que esta profissão nunca deixe de ter a importância que merece”, afirmou Vagner Paes. 

Durante o encontro, os jornalistas presentes receberam, em mãos, a primeira edição da Revista da Ordem, produzida pela Assessoria de Comunicação da OAB/AL e que faz um compilado de todas as ações realizadas ao longo do último ano pelo sistema OAB no estado. 

Na ocasião, o papel da imprensa livre foi apontado como fundamental para a manutenção da democracia. 

Natália Von Sohsten, vice-presidente da OAB/AL, parabenizou os profissionais pelos trabalhos que desempenham. “Vocês prestam um trabalho muito importante para a sociedade e, hoje, a gente quer reconhecer esse trabalho de vocês. O jornalismo tem sido um parceiro muito grande da OAB. Contem com a Ordem e com os instrumentos que a Ordem tem à disposição para atendê-los e apoiá-los”, expôs. 

A diretora de Relações Institucionais e Comunicação da OAB/AL, Andreia Feitosa, ressaltou a importância da imprensa para que as ações realizadas pela Ordem cheguem à sociedade. “Vocês têm sido um braço forte para que a nossa Assessoria de Comunicação consiga transmitir e reverberar o trabalho realizado aqui”, observou. 

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), Leonardo de Moraes, repudiou os ataques aos jornalistas, que se tornaram mais comuns nos últimos anos, e destacou que, para que a democracia possa funcionar e a sociedade se desenvolver, a imprensa precisa ser livre e forte. “Contem sempre, para encampar esta luta, com a Caixa de Assistência dos Advogados e com a OAB como um todo”, disse. 

O diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA), José Marques, falou da informação como um bem precioso para a democracia. “A imprensa faz com que a população tenha acesso a esse bem precioso que é a informação. A OAB é uma grande defensora dessa liberdade, do papel da imprensa, e vocês podem contar sempre com a gente”, concluiu.