Início » OAB recebe mais de 1.200 estudantes de Direito no primeiro ano do projeto Passe Livre

OAB recebe mais de 1.200 estudantes de Direito no primeiro ano do projeto Passe Livre

Por meio da iniciativa, os universitários visitam o espaço físico da OAB/AL e conhecem um pouco mais sobre o papel que a Ordem exerce na sociedade

Criado com o propósito de se aproximar dos estudantes de Direito e das instituições de ensino superior que ofertam o curso no estado, o projeto Passe Livre levou cerca de 1.200 estudantes até a sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) em seu primeiro ano. Por meio da iniciativa, os universitários visitaram o espaço físico da OAB/AL e conheceram um pouco mais sobre a prática da advocacia e o papel fundamental que a Ordem exerce na sociedade. 

O Passe Livre, que foi uma promessa de campanha da atual gestão, pretende ampliar o conhecimento dos estudantes do curso de Direito em Alagoas sobre o papel desempenhado pela OAB na sociedade, além de possibilitar que os estudantes conheçam o espaço físico da Ordem e todas as salas e ferramentas que eles terão acesso quando se tornarem membros da advocacia alagoana. 

A visita pela entidade, que é guiada durante todo o roteiro, possibilita que os alunos aprendam mais sobre os setores da Ordem, sobre as Comissões da OAB/AL e de que forma elas atuam, além de conhecer alguns dos profissionais que compõem a instituição. 

Durante a visita, é possível ainda que os estudantes tirem dúvidas sobre a formação do curso e a profissão, além de receber conselhos de profissionais com experiência na advocacia sobre os desafios do final de curso e início de carreira, promovendo assim uma aproximação maior dos estudantes à Ordem.  

Para José Marques, diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA-AL), o acolhimento aos estudantes é o principal objetivo do projeto. “Aqui nós recebemos as turmas que vêm das faculdades, apresentamos toda a estrutura da OAB Alagoas, todos os setores e funções, fazendo com que esse estudante já se enxergue dentro da Ordem, principalmente aqueles que pretendem entrar no mundo da advocacia. A missão do Passe Livre é acolher e demonstrar que está de portas abertas, tanto enquanto eles ainda são alunos, como quando já estiverem jurados e membros da advocacia alagoana”, frisou. 

Iniciado em abril de 2022, o programa já trouxe sete turmas de diferentes faculdades de Alagoas até a instituição, totalizando, em média 1.200 alunos. Uninassau, Cesmac, Unit, Seune, Pitagóras foram algumas das faculdades que estiveram presente no programa, com alunos de diversos períodos do curso de Direito. 

Em sua primeira edição em 2023, no dia 15 de março, o programa recebeu 30 alunos da Uninassau para conhecer a sede da Ordem. E no mês em que completa um ano, o Passe Livre estará realizando uma edição comemorativa, no dia 20 de abril, onde receberá os estudantes de Direito do Cesmac do Sertão. 

A iniciativa vem sendo viabilizada através do Conselho da Jovem Advocacia, que organiza e acompanha todas as edições, em parceria com a Comissão de Ensino Jurídico. Ana Paula Kummer, vice-presidente do Conselho da Jovem Advocacia, destaca a importância da realização do programa.

 “O Passe Livre foi uma proposta lançada na nossa campanha e hoje completa 1 ano de sua concretização. Nosso objetivo é estreitar os laços com os nossos futuros advogados, ainda na graduação, uma forma de aproximar a OAB e proporcionar a esses estudantes conhecer a nossa casa, a casa da advocacia alagoana e não somente no dia do juramento para entrega das carteiras. A comemoração desse primeiro ano é a certeza que estamos no caminho certo, com uma Ordem mais inclusiva, preocupada com o futuro da jovem advocacia e aberta a novas idéias”, explicou Ana Paula Kummer.  

Para Vagner Paes, o Passe Livre também é uma oportunidade de demonstrar aos estudantes os valores da instituição e seu papel na sociedade. “A Ordem tem uma história muito bonita de serviço prestado na luta não só pela a advocacia, mas pela sociedade. Nós estamos presentes em todos os momentos importantes desse país, especialmente na luta para que a democracia seja fortalecida. É muito importante para a Ordem receber esses estudantes, que passam a fazer parte da construção dessa história. Hoje como estudantes de Direito, amanhã como membros da advocacia alagoana”, explicou o presidente.