Início » OAB Alagoas discute precarização do trabalho durante 3ª edição do Cine Debate

OAB Alagoas discute precarização do trabalho durante 3ª edição do Cine Debate

Evento acontece no dia 29 de maio; na ocasião, será exibido o filme brasileiro Arábia

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), por meio da Comissão de Direito Cultural, vai realizar, na próxima segunda-feira (29), a 3ª edição do Cine Debate, que vai exibir o filme nacional “Arábia” (2017). O evento vai acontecer às 19h, no Centro Cultural Arte Pajuçara.

Os interessados em participar do evento devem se inscrever pelo endereço eletrônico https://doity.com.br/arabia-escravidaoprecarizacao-dotrabalho.

Em parceria com a Faculdade de Direito da Uninassau, o Cine Debate, como o próprio nome diz, vai promover um debate que dessa vez vai tratar sobre trabalho análogo à escravidão e precarização do trabalho – temas relacionados ao filme que será exibido na grande tela.

“Arábia”, longa dirigido por Affonso Uchoa e João Dumans, conta a trajetória de um trabalhador de uma vila operária de Ouro Preto-MG. A história é narrada em primeira pessoa, através do diário do personagem, que relata as condições de vida de trabalhadores precarizados. O filme foi sucesso de crítica e vencedor de vários prêmios nacionais e internacionais.

Após a exibição do filme, os convidados do evento entram em cena para que seja iniciado o debate. Esta edição do Cine Debate contará com a participação de Alessandra Marchioni, professora de Direito Internacional da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e Tiago Muniz, procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Para a presidente da Comissão de Direito Cultural da Ordem, Flaminhia Gomes, o evento é importante por abordar um tema bastante atual e que merece ter uma discussão ampliada. Além disso, também aproxima as pessoas da arte e da produção audiovisual brasileira.

“O evento é importante porque aborda um tema sensível e pertinente no momento atual, dada as últimas notícias sobre trabalho escravo nas vinícolas gaúchas e que trouxeram à tona outros casos. É importante refletir sobre os fenômenos sociais que nos trouxeram até esse contexto atual de extrema precarização do trabalho. O evento permite essa reflexão através da arte, aproxima as pessoas do cinema nacional e do Centro Cultural Arte Pajuçara, que é o reduto do audiovisual alagoano”, afirma.

Esta é a terceira edição do Cine Debate. As outras duas ocorreram no ano passado. A primeira foi realizada em abril de 2022, em parceria com a Comissão de Promoção da Igualdade Racial, Diversidade Sexual e gênero, Direitos Humanos e a de Estudos Criminais. Na ocasião, foi exibido o filme nacional Medida Provisória, com debate sobre racismo. Já a segunda edição ocorreu em agosto de 2022, promovida pela Comissão de Direito Cultural. Foi exibido o filme “A Braskem passou por aqui”, seguido de debate sobre a tragédia que destruiu alguns bairros de Maceió.