Início » Em 2022, a OAB Alagoas fez história!

Em 2022, a OAB Alagoas fez história!

• Artigos

Por Vagner Paes

O ano de 2022 foi marcado por muitos desafios para a advocacia. Num período de retomada pós-pandemia, conseguimos reconquistar o protagonismo, a credibilidade e o destaque que a categoria merece ter diante da sociedade. Podemos dizer que foi um ano em que ocupamos nossos espaços, atuando nas mais variadas situações. Fizemos história!

Ao longo do ano, estivemos presentes e atuantes nas situações que visavam não só a defesa das prerrogativas e do livre exercício profissional de advogados e advogadas no estado, mas também em questões envolvendo a população, fazendo com que a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) cumprisse o seu papel, que é o de servir a sociedade.

Sediamos grandes eventos, inauguramos a Sala da Advocacia no Benedito Bentes, demos início à reforma do prédio histórico da Ordem no Centro de Maceió, promovemos audiências públicas, combatemos a homofobia, a intolerância, a injúria racial, o racismo e a violência policial, por meio de várias representações contra autoridades públicas, lançamos campanhas de combate ao assédio e à violência contra a mulher e garantimos o parcelamento de débitos.

Além disso, tivemos uma atuação de fundamental importância durante as eleições gerais de 2022. Num período marcado pela polarização em todo o país, a Ordem foi instada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) a acompanhar todas as fases do processo eleitoral, bem como foi escolhida para a realização dos testes de integridade das urnas eletrônicas.

Outro fato marcante foi a realização do Quinto Constitucional, através do voto direto da advocacia alagoana e considerado como o mais célere e transparente da história da Ordem, o qual elegeu o então advogado Fábio Ferrario como o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas. Um feito histórico para a advocacia do estado.

Também atuamos levando informação e cidadania às escolas públicas e junto aos estudantes de Direito, promovendo uma aproximação deles com a Ordem e fazendo com que se sentissem em casa nas nossas dependências. No Concurso do Júri Simulado, os alunos de faculdades de Alagoas tiveram dias de muito aprendizado e compartilhamento de experiências.

Incentivamos a prática do esporte, promovemos campanhas de vacinação e comemoramos as conquistas nas festas alusivas ao São João e ao Dia do Advogado. Também realizamos o I Censo da Advocacia, fundamental para nortear as nossas ações pelos próximos anos.

Que em 2023 possamos continuar a construir pontes em defesa da Democracia e o respeito ao Estado de Direito. Nosso maior desafio será a busca pelo equilíbrio entre a defesa das instituições republicanas e as liberdades individuais. A Ordem sempre esteve presente nos momentos mais difíceis da nossa história. Agora não será diferente!