Início » Atuação da OAB/AL junto ao MPF e outros órgãos ajuda a minimizar os efeitos das chuvas em Alagoas

Presidente Vagner Paes, vice Natália Von Sohsten e o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Urbanística da Ordem, Gilvan Albuquerque, participaram de reunião onde ficou constatado que houve avanços na prevenção de desastres

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes, participou, nessa quarta-feira (12), de uma reunião no Ministério Público Federal (MPF) na qual foram avaliados os danos causados pelas últimas chuvas que afetaram os municípios do estado. Ficou constatado que os prejuízos registrados este ano foram bem menores que os de períodos anteriores.

A OAB/AL tem atuado, desde o ano passado, junto ao MPF, no sentido de buscar medidas protetivas para melhorar os danos causados pelas enchentes à população. As ações debatidas pelos órgãos ao longo do ano e implementadas pelos gestores municipais ajudaram a minimizar os prejuízos.

“No ano passado, por iniciativa da OAB, criamos um grupo de trabalho para monitorar e trabalhar na prevenção desses casos de enchentes, tentando minorar os efeitos colaterais em virtude dos efeitos climáticos”, pontua Vagner Paes, destacando que na reunião ocorrida nessa quarta-feira, ficou constatado um avanço em termos de prevenção. “Os prejuízos foram menores graças a esses estudos e reuniões”, completa Vagner.

Ainda durante a reunião, também foi possível ter acesso a informações importantes para que sejam feitas cobranças aos municípios, no sentido de efetuarem ações que minimizem, cada vez mais, o problema.

A reunião foi convocada e conduzida pela procuradora da República Juliana Câmara. Também estiveram presentes à reunião representantes do Ministério Público Estadual (MPE), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Para Gilvan Albuquerque, presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Urbanística da OAB/AL, o trabalho realizado pela Ordem, em conjunto com esses órgãos, tem ajudado a minimizar os efeitos das enchentes, de forma que, quando comparado com as fortes chuvas registradas no ano passado, os prejuízos foram bem menores este ano.

“Esse grupo de trabalho formado pelo MPF, MPE, Semarh e o IMA vem se fortalecendo e criando, cada vez mais, mecanismos de controle e de pacificação dessas enchentes. Nós, esse ano, tivemos um resultado bem melhor do que no ano passado, quando também houve uma enchente. Precisamos avançar cada vez mais. A OAB estará sempre à disposição, acompanhando e tentando fazer esse trabalho preventivo das enchentes no estado de Alagoas”, falou.

Para a vice-presidente da OAB/AL, Natália Von Sohsten, a participação da Ordem na reunião demonstra a importância do trabalho realizado pela instituição em defesa da sociedade.