Início » Evento na OAB/AL vai discutir os desafios do combate à violência contra a mulher

Evento na OAB/AL vai discutir os desafios do combate à violência contra a mulher

Painéis acontecem na próxima quarta-feira (23), a partir das 18 horas; homens e mulheres estão convidados

Na próxima quarta-feira (23), a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) vai sediar o evento “Principais desafios no combate à violência contra a mulher”, em alusão à campanha Agosto Lilás. Serão realizados dois painéis, debates e homenagem. O evento é aberto e, para a entrada, está sendo solicitada a entrega de um pacote de absorvente que será entregue a jovens e mulheres em vulnerabilidade social.

Promovida pela Comissão Especial da Mulher (CEM) e a Ouvidoria da Mulher da OAB Alagoas, a iniciativa está prevista para começar às 18 horas. O primeiro painel, intitulado “Efetividade e eficácia da Lei Maria da Penha”, contará com a participação da juíza de Direito Eliana Acioly, da promotora de Justiça Lídia Malta e da delegada Ana Luiza Nogueira.

A vice-presidente da CEM, Marina Rocha, e a secretária-adjunta da Comissão, Edâmara Araújo, serão mediadoras deste primeiro painel. Já as debatedoras serão as integrantes da CEM, advogadas Sadriana Bezerra e Valéria Pereira, e a diretora da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAA/AL), Ionara Vasconcelos.

Já o segundo painel terá como tema “Políticas Sociais de Proteção à Mulher”, que terá como convidadas a psicóloga Morgana Melo; a assistente social Pollyana Alves; a secretária da Mulher do município de Maceió, Ana Paula Xavier; e a secretária Executiva da Mulher e dos Direitos Humanos, Dilma Pinheiro.

As mediadoras deste segundo momento serão a secretária-geral adjunta da OAB/AL, Any Ayres, e a presidente da CEM, Cristiane Lúcio. As debatedoras serão as membros da CEM, advogadas Cerise Liberato e Amaraline Vieira, e a diretora da CAA/AL, Michelle Gonçalves.

De acordo com a presidente da CEM, Cristiane Lúcio, todas as pessoas estão convidadas, inclusive os homens. “Toda a sociedade alagoana está convidada. Homens e mulheres. Queremos muito que os homens participem, pois o nosso recado, a nossa conscientização, é para o público masculino. Teremos duas rodas de conversa e, nesses bate-papos, vamos tentar explanar os temas para, juntas, possamos unir forças para combater a violência doméstica e familiar”, destacou.

O evento vai contar, ainda, com uma homenagem à Patrulha Maria da Penha, por meio da comandante, tenente-coronel Danielli Assunção, e de outros policiais que atuam na rua em defesa das mulheres vítimas de violência.

“Esses eventos servem para que, de alguma forma, possamos contribuir, conscientizar e levar para a sociedade a nossa luta, o que a gente defende, que são os direitos da mulher. A Comissão vem trabalhando fortemente e, durante todo este mês, levamos a Caravana Lilás para as ruas, para que a população se conscientize, se previna, denuncie e cuide das nossas mulheres”, destaca Cristiane Lúcio.