Início » A pedido da OAB Alagoas, INSS vai implantar atendimento on-line para a advocacia

Sistema estará em fase de testes neste mês de setembro e deve começar a funcionar, de fato, em outubro, mediante agendamento

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes, juntamente com os membros da Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária, receberam, nesta segunda-feira (11), na sede da Ordem, o novo gerente executivo do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Marcos Figueiredo. Na ocasião, eles trataram sobre o novo sistema de atendimento virtual para a advocacia, que passará a funcionar em outubro, trazendo mais comodidade para todos os advogados e advogadas do estado.

A implantação dos atendimentos on-line ocorre após pedido da OAB Alagoas, para facilitar o trabalho de quem atua na área Previdenciária, em especial no interior do estado, tendo em vista que, em muitas situações, os atendimentos precisam ser feitos presencialmente.

Por meio do novo modelo de atendimento, o profissional da advocacia faz um agendamento no site da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) e, no dia e hora marcados, o servidor estará à disposição para resolver as pendências em questão.

De acordo com a presidente da Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária da OAB Alagoas, Irenny Karla, neste mês de setembro, o novo sistema passará por testes de funcionamento para que, na primeira terça-feira de outubro, os agendamentos possam ser iniciados.

“De forma inédita em Alagoas, serão iniciados os atendimentos virtuais e os advogados e advogadas poderão, entre outras coisas, pedir emissão de Certidão de Contribuição, verificar telas e ter acessos a quase todos os sistemas do INSS. A ideia é que eles tenham acesso a qualquer serviço que não precise de prévio agendamento”, afirma Irenny, destacando que não será possível a emissão de senhas iniciais, uma vez que tal serviço não é mais permitido por meios digitais.

Ela destaca que a oferta on-line de serviço atende a uma demanda antiga da advocacia, que vai poder resolver as demandas da área sem precisar sair do escritório para estar presencialmente em algum ponto de atendimento do INSS. “O mais importante é que esse serviço virtual estará disponível para toda a advocacia de Alagoas, da capital e do interior. Os advogados e advogadas de todo o estado vão ser contemplados”, pontua.