Início » OAB/AL promove campanha para elevar a autoestima de mulheres em tratamento oncológico

OAB/AL promove campanha para elevar a autoestima de mulheres em tratamento oncológico

Iniciativa, alusiva ao Outubro Rosa, visa arrecadar itens que serão doados a pacientes do Hospital Universitário; doações podem ser feitas até o dia 31, na OAB Alagoas e em estabelecimentos parceiros

Outubro é o mês de conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, um dos que mais acomete mulheres no país, e para ajudar pessoas que estão passando pelo tratamento da doença, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) está promovendo mais uma campanha alusiva ao Outubro Rosa, a Lenço Solidário, que tem como objetivo arrecadar lenços e chapéus que serão doados a pacientes em tratamento no Hospital Universitário (HU).  

A iniciativa está sendo realizada pela Comissão Especial da Mulher, Comissão da Mulher Advogada, Comissão de Direito Médico e da Saúde e Ouvidoria da Mulher da OAB/AL. Para garantir maior adesão do público, as doações podem ser deixadas em diversos pontos da cidade, em estabelecimentos parceiros da Ordem. Para os advogados e advogadas, também é possível entregar os itens na sede da OAB/AL, em Jacarecica, e na sala da OAB no Benedito Bentes, na parte alta da capital. 

As doações podem ser feitas até o dia 31 de outubro, no Studio Blessy, Casa Gil Soares, Maple Bear e Parque Shopping Maceió. Os lenços e chapéus devem ser novos.

De acordo com a presidente da Comissão Especial da Mulher da OAB Alagoas, Cris Lúcio, a ideia principal da iniciativa é apoiar a autoestima e o bem-estar de mulheres em tratamento oncológico. 

“O Lenço Solidário visa arrecadar o adereço para mulheres cobrirem a cabeça durante o tratamento de câncer, pois muitas vezes um dos efeitos do tratamento é a queda dos cabelos. Desta forma, essas mulheres continuarão cuidando, de uma certa forma, da autoestima, com otimismo, e protegendo a cabeça do sol”, destaca Cris Lúcio.

Ela ressalta que muitas mulheres em tratamento vivem em situação de vulnerabilidade social e que a entrega de lenços e outros itens que possam ajudar a aumentar a autoestima delas é sempre bem-vinda.

“Bem sabemos que muitas mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social mal têm condições de deslocamento para fazer o tratamento, pois muitas delas são do interior do estado. Pensamos em uma das formas de ajudar na autoestima delas nesse período tão delicado que muitas enfrentam”, pontua a presidente da Comissão da Ordem. 

A arrecadação dos itens já está acontecendo. É só procurar um dos pontos de coleta e fazer a doação.