Início » XII Conferência Estadual chega ao fim com sucesso de público e debates relevantes

Durante dois dias, advogados e advogadas alagoanos tiveram a oportunidade de fazer networking e participar de painéis com profissionais de referência na área jurídica

A XII Conferência Estadual da Advocacia nem acabou e já deixou saudades. Nesta sexta-feira (6), advogados e advogadas alagoanos tiveram a oportunidade de assistir a painéis que trataram de assuntos atuais e provocaram relevantes discussões ao longo do dia.

O evento, que aconteceu no auditório do Hotel Jatiúca, em Maceió, teve como tema central os 35 anos da Constituição Federal. Cerca de 500 pessoas se inscreveram para participar da Conferência, que é um dos principais eventos da advocacia e há seis anos não acontecia.

Um dos assuntos tratados e que chamou bastante atenção do público foi a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que teve como um dos palestrantes o superintendente da Associação dos Advogados de São Paulo, Róger Morcelli.

De forma bastante didática, ele falou sobre o quanto somos vigiados o tempo todo, destacando que a proteção de dados passou, há pouco tempo, a ser um direito fundamental. “Tudo hoje é monitorado e os gigantes da tecnologia acabam ganhando muito dinheiro com isso. Nós somos os produtos das redes sociais”, afirmou.

No painel que tratou sobre as prerrogativas da advocacia, Ércio Quaresma, com o jeito que lhe é peculiar, trouxe diversos exemplos práticos de desrespeito aos direitos da classe. Nesse mesmo momento, o desembargador Fábio Ferrario, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), lamentou que a violação das prerrogativas dos advogados e advogadas ainda aconteça e falou sobre a relevância da classe, ressaltando a importância da advocacia para que a Justiça sempre prevaleça.

“Todos os dias, faço valer as prerrogativas dos advogados, seja ao recebê-los, seja no pleno, ao garantir a sustentação oral. O melhor guia de um magistrado é um advogado que conhece o seu processo”, pontuou.

A advogada Lara Moreira, que participou do evento, falou sobre o aprendizado adquirido durante a Conferência. “É muito importante participar de um evento como esse. Vim nos dois dias e acredito que a Conferência gera conhecimento, networking. Estamos aprendendo muito, tanto com as palestras, quanto com as mentorias. Um momento muito importante de aprendizado”, destacou.

A conferência de encerramento contou com as ilustres presenças do presidente da OAB/AL, Vagner Paes; da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lobo; do ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias; e presidente da Comissão Especial de Direito de Infraestrutura do Conselho Federal da OAB, Marcos Meira.

Edilene Lobo, que é a primeira ministra negra do Brasil, falou em sua palestra sobre extremismo, fake news e Democracia. “A Constituição que temos hoje contou com uma participação popular muito próxima. Eu era uma estudante que integrava o comitê pró-constituinte e sou testemunha desse tempo muito pulsante da Democracia brasileira. Muitos perderam suas vidas para que nós pudéssemos, hoje, sentados aqui, falarmos sobre Democracia. Recentemente, vimos a Democracia brasileira balançar no abismo. Os ataques de 8 de janeiro deixaram claro que a defesa da Democracia deve ser permanente. O extremismo tem como estratégia o caos, a difusão do caos. Ele lança mão dos torros da violência, estimulando o negacionismo e a desinformação”, afirmou.

O ministro Jorge Messias agradeceu à OAB Alagoas pelo convite e disse ser uma honra compartilhar momentos com a advocacia alagoana. “Venho agradecer pelo convite. É uma honra participar da XII Conferência Estadual da Advocacia. Na terra de Zumbi dos Palmares e de Teotônio Vilela, estamos comemorando os 35 anos da Constituição Federal, que carregou não só direitos, mas sonhos. É a Constituição da esperança. Revolucionária para quem vivenciou o processo da Ditadura, pontuou.

Vagner Paes encerrou o evento, que trouxe grandes frutos para a advocacia alagoana, agradecendo pela participação de todos e a presença dos convidados que vieram a Maceió trazer ainda mais conhecimento para os advogados e advogadas do estado.