Início » XII Congresso Estadual da Advocacia é aberto com homenagem aos constituintes

XII Congresso Estadual da Advocacia é aberto com homenagem aos constituintes

Evento continua nesta sexta-feira, com a realização de nove painéis que têm como tema central a promulgação da Constituição Federal, há 35 anos

Com o auditório lotado de advogados, advogadas e muitas autoridades, teve início, na noite desta quinta-feira (5), no Hotel Jatiúca, a XII Conferência Estadual da Advocacia. O evento, que é um dos mais esperados pela classe, este ano tem como tema os 35 anos da Constituição Federal. Durante a abertura da Conferência, os ex-deputados e ex-senadores de Alagoas que participaram da Assembleia Constituinte foram homenageados, em um momento de muita emoção e de agradecimento pela contribuição para a democracia brasileira. 

Em seu discurso, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes, falou sobre a defesa da democracia e lembrou do importante papel exercido pela Ordem nas últimas eleições, quando o país encontrava-se dividido. 

“Realizar a Conferência com a temática da promulgação da Constituição Federal é uma satisfação. Foram 20 anos de ditadura e grande parte das pessoas aqui presentes não viveu e não sentiu as dores de perder a liberdade. A Constituição promoveu a reconciliação do nosso estado, com valores universais, como a democracia, os direitos humanos e o Estado de Direito. Promoveu e alçou as pessoas à condição de cidadãos. Recentemente, vivemos um momento de turbulência, onde a Democracia foi colocada em xeque. Foi uma página infeliz da nossa história, virada graças à prevalência da força das urnas. E a OAB esteve, em todos os momentos, acompanhando o processo da eleição”, afirmou Vagner. 

O presidente da OAB/AL também destacou a defesa intransigente das prerrogativas dos advogados e advogadas. “As prerrogativas não são privilégios, são instrumentos que permitem aos advogados e advogadas exercerem a profissão. Não importa quem são os réus. A Conferência foi pensada para relembrar esses valores e exaltar a democracia”, completou. 

Com um discurso histórico, o ex-governador de Alagoas e ex-senador constituinte, Teotonio Vilela Filho, falou em nome dos demais parlamentares homenageados. Ele citou a satisfação de ser um representante do povo brasileiro que participou da promulgação da Constituição Federal, defendendo a liberdade, a democracia e a justiça. 

“Pela generosidade da seccional alagoana da Ordem dos Advogados do Brasil, revivo hoje a oportunidade de lembrar e celebrar os 35 anos de uma Constituição tecida com marcas tão visíveis de cidadania que nem seus equívocos históricos conseguiram ofuscar. Eu vi, nós vimos, quando o Brasil coube inteiro dentro do Congresso Nacional. Foi, de fato, uma grande mobilização cidadã que varreu o Brasil, o momento maior da reafirmação da cidadania e do nosso Estado Democrático de Direito, trazendo dos quatro cantos as lutas, os sofrimentos, as reivindicações, e, principalmente, os genuínos sonhos dos brasileiros e das brasileiras”, afirmou Teotonio Vilela. 

Além dele, também foram homenageados os ex-deputados federais Albérico Cordeiro, Antônio Ferreira, Eduardo Bomfim, Geraldo Bulhões, José Costa, José Thomaz Nonô, Renan Calheiros, Roberto Torres e Vinicius Cansanção, e os ex-senadores Divaldo Suruagy e Guilherme Palmeira.

O governador Paulo Dantas foi uma das autoridades presentes à solenidade. Ele fez um balanço de sua gestão e parabenizou o presidente Vagner pelo trabalho que vem fazendo à frente da OAB Alagoas. “Parabenizo a todos os advogados e advogadas pelo trabalho que fazem e pela união que o presidente Vagner está congregando em torno da categoria”, pontuou. 

Encerrando a solenidade de abertura, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Alberto Simonetti, destacou em seu discurso o papel da OAB nos 35 anos da Constituição Federal.

“Honra-me estar aqui. É o momento para refletirmos, em conjunto, o sentido da nossa luta como classe. A advocacia foi e é central para a manutenção do pacto firmado há 35 anos. A Constituição é o triunfo da liberdade. Da cidadania sobre a opressão. Cabe a nós ocupar o cargo de vigilância permanente para plena defesa dos cidadãos brasileiros”, destacou.

Mais de 500 pessoas estão inscritas na Conferência, que é considerado o maior evento promovido para a advocacia no estado. Nesta sexta-feira (6), acontecem nove painéis que vão tratar de temas como “Os direitos da mulher e a igualdade racial nos 35 anos da Constituição Federal” e “Prerrogativas da advocacia nos 35 anos da Constituição Federal”. Nomes como Fernando Tourinho, Ércio Quaresma, Cristina Lourenço, Edilene Lobo e Cezar Britti subirão ao palco para falar aos advogados e advogadas alagoanos.