Início » OAB Alagoas promove de ato público no TRT em defesa da advocacia alagoana

OAB Alagoas promove de ato público no TRT em defesa da advocacia alagoana

Mobilização aconteceu em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da 19° região e foi organizada em parceria com a Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas (AATAL)

Na última semana, advogados e advogadas de Alagoas se reuniram em frente à sede do Tribunal Regional do Trabalho da 19° Região (TRT 19), em Maceió, para participar de um ato em defesa da advocacia. A mobilização foi liderada pela Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), em parceria com a Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas (AATAL).

Durante o ato público, diversos membros da advocacia alagoana que estiveram presentes ao local reafirmaram a luta em defesa das prerrogativas e reivindicaram a importância do respeito, da proteção e da segurança durante o pleno exercício da profissão, reforçando assim o compromisso com a democracia e o Estado de Direito.

“Esse ato representa a dignidade da profissão da advocacia”, destacou o presidente da OAB Alagoas, Vagner Paes.

A mobilização foi convocada após um recente caso de agressão contra um advogado no início de novembro. O profissional Geraldo Carvalho aguardava uma audiência quando foi abordado e agredido por um indivíduo nas dependências do TRT. No dia do fato, a Comissão de Prerrogativas da Ordem foi acionada e prestou suporte à vítima.

A Comissão de Prerrogativas vem acompanhando vários casos de violações às prerrogativas da advocacia alagoana em 2023. Inclusive, duas ocorrências de tentativa de intimidação contra advogados, uma em Penedo e outra em Arapiraca. Por essa razão, a Comissão vem atuando diariamente para coibir novos casos e para defender os direitos da categoria. Entre eles, o exercício pleno da profissão, sem temor e ameaças.