Início » Novos magistrados visitam a OAB/AL para estreitar laços entre a Ordem e o Judiciário

Novos magistrados visitam a OAB/AL para estreitar laços entre a Ordem e o Judiciário

Dezoito juízes estiveram na sede da OAB e foram recebidos pelo presidente Vagner Paes nesta segunda-feira

Os dezoito novos magistrados recém-empossados pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) fizeram, nesta segunda-feira (29), uma visita institucional à Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), sendo recepcionados pelo presidente Vagner Paes. Na ocasião, ele destacou a importância de estreitar laços com o Judiciário para que o serviço público seja, cada vez mais, aprimorado e, no final, a sociedade saia ganhando. 

“Essa visita institucional é muito importante para a advocacia, a sociedade e a magistratura, pois estreitamos os laços e mostramos um pouco do trabalho social que fazemos para além da advocacia, como o OAB nas Escolas e as comissões, que prestam um serviço à sociedade muito grande. Enfim, mostra um outro lado da advocacia, uma advocacia mais humana, mais solidária”, destaca Vagner. 

Para ele, conhecendo um pouco mais do trabalho realizado pela Ordem, os novos magistrados passam a ter uma outra percepção do papel desempenhado pelos advogados e advogadas no estado. 

“Eles passam a entender o lado da advocacia que cuida do cliente, que é o cidadão, o dono da coisa pública. E quando nós vamos lá pedir para sermos ouvidos, não é para levar reclamação própria, e sim daqueles que estão precisando de uma tutela de urgência. Então, a visita é muito importante, pois estreita os laços. Ambas as instituições ganham, e com o serviço público aprimorado, a sociedade é que sai fortalecida”, afirma o presidente da Ordem. 

O coordenador de cursos da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), André Parizio, contou que as visitas institucionais realizadas pelos novos juízes fazem parte do curso de formação aos quais eles são submetidos. A ideia é que eles possam conhecer o trabalho desempenhado pela OAB e por órgãos como o Ministério Público Estadual (MPAL) e a Defensoria Pública Estadual (DPE/AL). 

“Eles começaram o curso há duas semanas e uma das primeiras atividades é fazer visitas institucionais. Faz parte da carga horária do curso e é importante para conhecer as dificuldades de cada uma das classes, como ela é estruturada, como atua, principalmente no interior do estado, que é onde eles devem trabalhar em breve. A ideia é que eles dialoguem, saibam quais os anseios, quais as dificuldades que a advocacia encontra no exercício das suas funções no fórum e como, juntos, podemos prestar um melhor serviço para a população”, afirma. 

A nova juíza Anna Celina destacou a importância de manter uma relação próxima e séria com a OAB Alagoas, para melhor servir a sociedade. 

“É de suma importância essa nossa visita institucional aqui na Ordem dos Advogados porque o nosso trabalho, o trabalho dos juízes, é servir a população alagoana. E esse serviço só é possível com essa relação institucional, uma relação séria, próxima, entre o Poder Judiciário e a OAB. Eu acho muito importante que um dos primeiros passos do nosso curso seja visitar essas instituições que representam a sociedade, como a OAB, o Ministério Público e a Defensoria Pública. O Poder Judiciário está sempre de portas abertas à sociedade e à advocacia, sempre respeitando as prerrogativas e buscando efetivar uma justiça séria, célere e eficiente”, pontua.  

Na sede da OAB/AL, os novos magistrados também puderam conhecer o funcionamento da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAAL).