Início » OAB Alagoas participa de evento voltado à representatividade feminina em espaços políticos

Curso intensivo contou com a participação de deputadas, candidatas, advogadas e membros da política alagoana

Nesta terça-feira (23), representantes da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) estiveram na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para realizar o evento “Mulheres na Política – Conquistando Espaço”. O encontro foi organizado pela Ordem em parceria com o coletivo Por Mulheres Brasil e reuniu advogadas, candidatas, deputadas e diversas mulheres envolvidas com a política alagoana.

O evento proporcionou ao longo do dia um curso intensivo sobre a inserção das mulheres na política alagoana, encorajando e discutindo sobre o papel feminino em espaços políticos. Além disso, o curso também promoveu um debate sobre a representatividade feminina em espaços institucionais, bem como sobre os desafios que muitas mulheres vivenciam nesse cenário e as estratégias que podem ser usadas durante o período eleitoral, como o uso das redes sociais para impulsionar a comunicação.

Entre os temas discutidos durante as palestras, destacam-se: “Os desafios e perspectivas das candidatas ao pleito municipal de 2024”, “Fraude à cota de gênero e a posição da justiça eleitoral” e “Violência política de gênero”, além de vários outros assuntos relevantes.

A advocacia alagoana esteve representada por palestrantes e participantes. Dentre elas, a vice-presidente da OAB/AL, Natália Von Sohsten; a secretária-geral adjunta da OAB Alagoas, Any Ayres, e a diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Ordem, Andréia Feitosa, que ficou à frente do evento e foi uma das responsáveis pela organização do curso.

Na ocasião, Andréia Feitosa destacou a importância do evento para estimular e fortalecer a presença feminina em espaços de poder. “À medida que avançamos em direção a uma sociedade mais inclusiva e representativa, cursos como esse se revelam como fundamentais, sendo uma ótima oportunidade de encorajar mais mulheres no espaço político, ocupando espaços de decisão, que refletem as vivências de outras inúmeras mulheres”, disse ela.

Any Ayres reforçou o papel da OAB Alagoas em discutir assuntos relevantes como a representatividade feminina. “Hoje, estamos aqui na AMA, no evento voltado para Mulheres na Política, representando a OAB Alagoas, que não poderia deixar de estar presente em um debate tão necessário, que discute sobre a representatividade feminina em cargos políticos, os desafios e a importância dessa participação”, frisou ela.