Início » Restauração e reforma do prédio histórico da OAB/AL, em Maceió, serão inauguradas nesta quinta

Primeira etapa da obra será lançada essa semana; área superior será inaugurada em breve

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) se prepara para inaugurar, nesta quinta-feira (24), a primeira etapa da reforma do prédio histórico da Ordem, situado no centro de Maceió. A modernização do espaço vem sendo idealizada desde 2022 e foi uma promessa de campanha da atual gestão que, agora, tornou-se realidade. Depois de cerca de um ano de obras, o prédio será entregue como mais um espaço destinado à advocacia alagoana e a toda sociedade.

A primeira etapa da reforma será lançada nesta quinta-feira. O primeiro pavimento do prédio contará com livraria, cafeteria, secretaria-geral e tesouraria da OAB, certificação digital, projeto Meu Escritório, com sala de peticionamento, cinco salas de reuniões, sala das Comissões e o espaço Caixa Saúde, que irá oferecer um posto de vacinação, coleta de sangue e planos de saúde.

No passado, o espaço chegou a abrigar a primeira Faculdade de Direito de Alagoas, que depois passou a ser a sede da seccional da OAB no estado, graças à força e à união da classe, que se juntou para comprar o prédio e transformar o local na casa da advocacia. O espaço recebeu diversos eventos históricos da OAB/AL, sediando momentos marcantes no local e construindo um legado por diversas gerações.

Em breve, o segundo pavimento do prédio também será entregue à advocacia. A área superior irá contar com a sede da Caixa de Assistência, o museu da advocacia, a sala do conselho reformada e a sala das associações. A segunda etapa da obra inclui ainda o auditório, muito usado no passado para os juramentos e palestras que eram organizados na seccional. Lá, também vai funcionar um centro médico onde a advocacia vai ter à disposição o atendimento em diversas especialidades.

A entrega do espaço é uma demanda antiga da categoria, que clamava pela preservação do local. Como prometido durante a campanha, a atual gestão se comprometeu em reformar e restaurar o prédio, que por ser antigo, contava com diversas necessidades, e modernizar o espaço para a toda a advocacia e da sociedade como um todo, que agora poderão contar com mais uma ambiente para usufruir dos serviços da OAB/AL e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAAL).

O presidente da OAB Alagoas, Vagner Paes, reforça a relevância do prédio para a advocacia alagoana. “A importância desse prédio para a classe é histórica. Aqui funcionou a primeira Faculdade de Direito de Alagoas, aqui passaram exitosas gestões da OAB e inúmeros representantes da advocacia alagoana que brilharam no cenário nacional. Essa ideia de revitalização sempre esteve presente na advocacia alagoana. Desde que assumimos a gestão, fizemos um trabalho para mostrar a importância não só revitalizar, mas de dar vida, fazer com que ele volte a pulsar, sendo uma parte desse projeto de revitalização do centro. Vamos devolver esse prédio em pleno exercício para a classe”, explicou.

Leonardo de Moraes, presidente da Caixa de Assistência de Alagoas (CAA/AL), lembra que grandes profissionais da área estudaram no local. “Vários juristas, turmas de advogados, ministros, todos passaram por aqui, pela escola de Direito, na sede histórica. A importância do prédio não está ligada somente aos profissionais que compunham o espaço naquela época, mas pelos grandes estudantes que passaram por aqui e se tornaram grandes advogados”, citou ele.

A inauguração do prédio histórico acontece às 14h desta quinta-feira (23), com a presença de diversas autoridades. A celebração será aberta para toda a advocacia que queira prestigiar esse momento que entrará para a história de Alagoas.