Início » OAB institui grupo para elaborar resolução de paridade de gênero e cotas raciais no 5º Constitucional

Grupo é formado por sete mulheres; resolução será apreciada pelo Conselho Seccional para que possa entrar em vigor

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) criou um grupo de trabalho para elaborar e apresentar a proposta de resolução para a implantação da paridade de gênero e de cotas raciais nas listas do Quinto Constitucional da advocacia.

Integram o grupo de trabalho as advogadas Cristiana Maya, Cláudia Medeiros, Anne Caroline Fidelis, Ana Clara Alves, Cristiane Lúcio, Eloina Braz e Fernanda Xavier. Elas ficarão responsáveis pela resolução que será apreciada pelo Conselho Seccional para que possa entrar em vigor.

Na prática, a medida, que também vem sendo adotada por outras Seccionais no Brasil, estabelecerá que, nas listas do Quinto Constitucional destinadas à advocacia, passarão a ser observados percentuais mínimos de mulheres e de pessoas negras e pardas.

De acordo com a presidente da Comissão da Mulher Advogada e membro do grupo de trabalho, Cristiana Maya, a medida é de extrema importância para conferir igualdade e representatividade nas listas.

“ Será um marco histórico deixado pela gestão do presidente Vagner que visa contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva, especialmente para as mulheres, observando as cotas raciais”, destaca.

A previsão é que a resolução esteja pronta para ser apresentada e apreciada pelo Conselho dentro de trinta dias.