Início » OAB/AL, senador Rodrigo Cunha e Iplan assinam convênio para 2ª etapa da obra do prédio histórico

Por meio de emenda parlamentar, recursos da ordem de R$ 1 milhão serão investidos na construção do Memorial da Advocacia e de um auditório

A sede histórica da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) está com os recursos para a segunda etapa da obra de restauração e revitalização garantidos. Nesta segunda-feira (13), foi assinado um termo de convênio entre a OAB/AL, o senador Rodrigo Cunha e a Prefeitura, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan). Com isso, além de garantir recursos da ordem de R$ 1 milhão, o prédio histórico da OAB passa, agora, a ser patrimônio da capital alagoana.

No segundo pavimento do prédio histórico, que foi sede da Faculdade de Direito de Alagoas, serão construídos um Memorial da Advocacia e um auditório. Os recursos serão destinados, por meio de emenda, pelo senador ao Iplan, e toda a obra do pavimento superior do prédio, situado no Centro de Maceió passará por reforma. No último mês de abril, a OAB/AL entregou à advocacia e a toda a sociedade, a primeira etapa da obra.

No memorial a ser construído no prédio do Centro, será reunida a história da advocacia alagoana ao longo dos anos, com artefatos e detalhes importantes dessa trajetória, relembrando o legado de inúmeros profissionais que passaram pelo local e deixaram suas contribuições para a classe.

Durante a reunião para assinatura do termo de convênio, foram debatidas ainda alguns aspectos que podem ser utilizados na estrutura do memorial, como elementos tecnológicos e modernos que possam ajudar na imersão ao passado, resgatando a importância da valorização do Direito, da cultura e da história do prédio, que é lembrado como um símbolo da força da advocacia de Alagoas.

O memorial será aberto para toda a sociedade, inclusive para turistas de outros estados que tenham interesse em conhecer a história da área jurídica alagoana, bem como detalhes sobre a formação da profissão no estado. O projeto pretende ainda contribuir para a revitalização do centro de Maceió.

O presidente da OAB Alagoas, Vagner Paes, destacou que essa é a primeira vez na história da Ordem que a instituição recebe o apoio do Senado e da Prefeitura para uma obra. A notícia foi comemorada. “Esse prédio não vai se restringir apenas à advocacia, mas a toda a sociedade. O memorial irá valorizar a cultura, a história da advocacia alagoana e do país. Um memorial totalmente tecnológico, com peças históricas e fatos importantes. Tudo que as próximas gerações precisam para entender mais sobre o passado e o legado que tantos profissionais deixaram. O prédio será um centro de visitação turístico da nossa capital”, explicou Vagner.

O senador Rodrigo Cunha celebrou a parceria para construção de um local que trará a valorização da cultura no estado. “A OAB está abrindo as portas para entregar um equipamento público para a cidade. O prédio é muito bonito, extremamente bem localizado. Quando você pisa naquele local você sente um ar diferente, então é uma alegria estar atuando diretamente, fazendo com que o nosso trabalho de Brasília chegue aqui para trazer cultura para a cidade”, falou.

Para o presidente do Iplan, Antônio Carvalho, com a obra, será resgatada a história do primeiro curso superior de Alagoas. “A gente precisa resgatar a nossa história para se conhecer. Então vai ser uma oportunidade de resgatar a primeira Faculdade de Direito de Alagoas. Teremos o privilégio de ver um prédio histórico sendo resgatado, trazendo turistas, que não vão ver só o nosso mar, o nosso céu, mas também conhecer nossa história, que é muito importante”, disse.

Todas as etapas da obra serão avaliadas e monitoradas pela Coordenação de Patrimônio Histórico e pelo Gabinete do presidente do Iplan.