Evento foi realizado durante juramento de novos advogados; próxima edição acontece nesta quarta-feira (30)
Com o objetivo de dar visibilidade às famílias atípicas e empreendedoras do estado, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), realizou, nessa segunda-feira (28), uma feira de empreendedorismo no auditório da sede, em Jacarecica. Mais de 10 expositores estiveram presentes no espaço, divulgando seus trabalhos, fortalecendo a rede de apoio entre as famílias atípicas e proporcionando mais inclusão e oportunidades à comunidade.
Dando continuidade a uma série de ações que estão sendo realizadas pela Ordem em abril, em alusão ao mês de conscientização do autismo, a OAB Alagoas, em parceria com o projeto Famílias Atípicas Empreendedoras, promoveu uma feira de exposição de produtos e serviços durante o juramento dos novos advogados.
A iniciativa busca fortalecer o compromisso da Ordem com a defesa dos direitos das pessoas no espectro autista, promovendo conscientização e uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
A feira aconteceu na entrada do Auditório da Ordem, e contou com diversos estandes e serviços. Mais de 10 famílias estiveram presentes, divulgando diversos produtos, dos mais variados segmentos, como itens de decoração feitos no crochê e no ponto-cruz, alimentos, artesanato, roupas, garrafinhas, além de acessórios de inclusão, como cordões, pulseiras, bottons, chaveiros e vários outros produtos.

Ainda nesta semana, o projeto voltará à sede da OAB Alagoas, para mais um evento em alusão ao autismo. Na quarta-feira (30), a Comissão de Direito Previdenciário irá realizar o evento “Autismo e Direitos: A seguridade social como meio de proteção das pessoas com autismo”. Durante o encontro, as famílias estarão presentes na sede com a feira de produtos.
De acordo com Any Ayres, idealizadora da iniciativa, a realização da feira foi organizada com o objetivo de trazer mais visibilidade às famílias e à causa.
“É muito importante trazermos as mães atípicas empreendedoras na nossa casa, para poder valorizar o trabalho delas, para empoderá-las e apoiar a causa. Sabemos que é muito difícil para as mães hoje que têm crianças atípicas irem para o mercado de trabalho, então, nós, como OAB, apoiamos a causa e entendemos que trazendo elas para a nossa casa, não só os advogados irão conhecer os trabalhos, mas a sociedade em geral. Só hoje foram 60 pessoas que juraram, com a presença de vários familiares, que participaram da feira, ouvindo as mães e conhecendo o trabalho delas. Na quarta-feira ainda teremos outro evento em alusão ao autismo e elas estarão aqui com a gente”, explicou.
Segundo Mércia Silva, uma das organizadoras do grupo, o projeto já conta com quase 400 famílias de Maceió e busca trazer oportunidades e novas alternativas para as famílias atípicas.
“Buscamos oportunidades e espaço para que essas famílias possam expor seus produtos e vender. Nós vimos no empreendedorismo uma forma de, mesmo depois do diagnóstico, continuar trabalhando e levando sustento à família. Depois que nós recebemos o diagnóstico, são muitas horas de terapia, então não temos como ser CLTs, por isso buscamos esses espaços. A OAB Alagoas está cada vez mais abraçando a nossa causa, esse mês fizemos várias ações e estaremos dia 30 aqui, expondo também. Estamos muito felizes e só temos a agradecer à OAB pela exposição e a visibilidade às famílias”, pontuou.
Uma das mães presentes, Antonieta Amorim, é mãe de uma jovem atípica de 28 anos e dona da empresa “Antonieta Artesaria”. Para ela, a feira é de extrema relevância. “É muito importante. Esse grupo é na verdade uma família e está agregando cada vez mais pessoas que estavam em casa cuidando dos seus filhos, sem renda, então além de gerar renda extra, é uma proposta muito boa para as famílias. Que essa feira sirva de exemplo e que mais pessoas proporcionem espaços às famílias”, frisou.