Início » OAB/AL dá início à 4ª edição do Congresso Nacional de Direito Previdenciário

OAB/AL dá início à 4ª edição do Congresso Nacional de Direito Previdenciário

Abertura do evento aconteceu na noite dessa quinta-feira e contou com show do humorista Mução

A abertura do IV Congresso Nacional de Direito Previdenciário, na noite dessa quinta-feira (11), foi marcada por emoção, gratidão e descontração, com a apresentação do humorista Mução. O evento prossegue nesta sexta (12) e sábado (13), com muitas palestras e conteúdos especiais voltados a essa área do Direito.

Com mais de mil advogados, advogadas e estudantes inscritos, o Congresso – já consolidado como o maior do país na área de Previdenciário -, acontece no Centro de Convenções de Maceió, reunindo mais de vinte especialistas para trazer ao público presente o que há de mais novo na área.

A abertura do evento ficou por conta do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes, que destacou em sua fala os eventos e as ações sociais realizadas pela Ordem, ressaltando a missão da advocacia, que é ajudar o próximo, especialmente quando se trata de atuação na área de Previdenciário.
“A nossa missão é ajudar as pessoas para que elas tenham seus direitos garantidos. Esse Congresso nos enche de orgulho pelo que fazemos. É um momento em que podemos ter diálogos de alto nível, pois a advocacia precisa ser ponte, instrumento de diálogo e de construção”, afirmou o presidente da OAB/AL.

Um dos organizadores do evento, Rafael Martiniano falou da emoção ao ver o Teatro Gustavo Leite cheio e o evento com as inscrições esgotadas. “Hoje lembramos a força da advocacia Previdenciária, que cresce quando compartilhamos conhecimento. Que esse Congresso seja uma jornada de aprendizado, inspiração e compromisso de todos que estão aqui”, falou.

A presidente da Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária, Irenny Karla, falou sobre as conquistas alcançadas nos últimos anos com o objetivo de valorizar essa área do Direito e os profissionais que nela atuam.

“Temos trabalhado incansavelmente para trazer eventos desse porte para a advocacia do nosso estado. É uma área difícil e cheia de obstáculos, mas já caminhamos muito e alcançamos diversas conquistas, inclusive junto ao INSS. A noite de hoje é uma noite de vitória, de grandiosidade, de comemoração”, afirmou.

Daniel Martiniano, também organizador do evento, citou as dificuldades enfrentadas para que um congresso do tamanho do que está acontecendo em Maceió até o próximo sábado acontecessem, destacando que a presença dos inscritos mostra a força da advocacia previdenciária.

“Aqui, estamos construindo a nossa história. A advocacia precisa ser feita no contato olho no olho, com o networking, e não devemos perder essa nossa essência. Estamos no segundo menor estado da Federação e realizando um evento que não existe em estados maiores. Isso mostra a força da advocacia previdenciária”, disse.

Durante o evento, vários empreendedores estarão comercializando seus produtos. Entre eles, estão muitas famílias atípicas, como a do pequeno Thiago João Silva de Abreu, de 11 anos, menino autista que recitou o Cordel da Inclusão diante do teatro lotado, emocionando a todos.

Ainda como parte do Congresso Nacional de Direito Previdenciário, estará acontecendo o Law Trend Day – IA. Com programação simultânea ao Congresso, o espaço vai promover debates, palestras e mesas redondas a respeito do uso da inteligência artificial na advocacia. “O propósito é unir e a tradição à inovação”, afirma diretora de Gestão, Inovação e Tecnologia da OAB/AL e uma das organizadoras do evento, Nathalia Peixoto.

Encerrando a abertura do evento, o humorista Mução proporcionou um momento de descontração entre os presentes, com um show marcado por muitas piadas e a tradicional “pegadinha do Mução”.