Início » OAB desenvolve ações em defesa da mulher durante todo o ano em Alagoas

OAB desenvolve ações em defesa da mulher durante todo o ano em Alagoas

Campanha, debates, acompanhamento de vítimas e recebimento de denúncias são algumas dos trabalhos realizados por comissões da Ordem

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) tem atuado constantemente, por meio de suas comissões, na defesa das mulheres alagoanas, sejam elas advogadas ou não. São atendimentos individualizados, palestras, mesas redondas, orientação a mulheres vítimas de violência e campanhas que reforçam a importância de denunciar abusos e discutir meios de combate, entre outras coisas, à desigualdade de gênero. 

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as Comissões Especial da Mulher e da Mulher Advogada da Ordem destacam as ações realizadas desde o início do ano passado, quando teve início a atual gestão. 

O combate ao assédio e à violência contra a mulher se configura em uma ação constante dentro da OAB Alagoas. Um exemplo é a campanha permanente que tem sido encampada pela Comissão Especial da Mulher Advogada em todo o estado. Por meio dela, uma equipe percorre os ambientes frequentados por advogadas, como tribunais, fóruns e delegacias, orientando os servidores a respeito do tratamento que deve ser dado a essas profissionais, sem diferenciação de gênero. 

“Infelizmente, ainda existe muito assédio, tanto sexual, quanto moral. Com a campanha, a gente pretende estar em todos os ambientes em que a mulher trabalha para poder conscientizar homens e mulheres também, para que elas saibam se impor, para que denunciem, pois um grande problema do assédio é que ele não é denunciado. A mulher sofre aquilo ali, mas não denuncia. Ela fala numa roda de mulheres, numa roda de conversa, em eventos, mas ela não chega e denuncia. É muito difícil, e a gente tem estimulado este canal de denúncia, assegurando a elas que a situação vai ser resolvida”, destaca a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Rachel Ramalho. 

Além da ações e palestras abordando assuntos relevantes para todas as pessoas do sexo feminino, a Comissão Especial da Mulher da OAB/AL realizou também uma caravana nos municípios do interior do estado e uma audiência pública para tratar sobre os números de feminicídio registrados em Alagoas. No último mês de agosto, quando se ressalta o combate à violência contra a mulher, inúmeras ações foram realizadas. 

Ao mesmo tempo, a comissão faz, sempre que toma conhecimento de algum caso, o acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica a delegacias e órgãos competentes. Do ano passado para cá, mais de 20 mulheres que foram vítimas de agressões receberam orientação dos membros da comissão.

“A Comissão Especial da Mulher da OAB Alagoas tem um papel fundamental na sociedade. Estamos sempre à disposição e alertas para toda temática que envolve as mulheres. É de suma importância que o estado, o município, instituições, órgãos, entidades e movimentos saibam que a comissão está aqui para somar, contribuir, incentivar ações e, quando necessário, cobrar que atitudes sejam tomadas. Estamos em alerta diariamente. É um trabalho de uma equipe composta por 25 membros dedicados e comprometidos com essa causa tão nobre”, afirma a presidente da Comissão Especial da Mulher, Cris Lúcio.  

Por meio do projeto OAB nas Escolas, a Comissão Especial da Mulher também levou aos alunos da rede pública um debate abordando a violência doméstica. Houve, ainda, a participação em ações para a saúde e bem-estar das mulheres, assim como a participação em uma conferência para tratar de políticas públicas voltadas às pessoas do sexo feminino. 

Neste mês de março, a OAB Alagoas preparou uma programação especial que pretende reforçar ainda mais as ações de apoio, conscientização e combate à diferença de gênero dentro e fora da advocacia. Para saber mais, clique aqui.